Artesanato e gastronomia trouxeram animação ao centro da Mealhada

13 junho, 2011

Artesanato e gastronomia trouxeram animação ao centro da Mealhada
A XIII Feira de Artesanato e Gastronomia trouxe ao centro da Mealhada, de 9 a 12 de Junho, o melhor artesanato, a melhor gastronomia regional e um excelente programa de animação. O certame terminou ontem e o balanço não podia ter sido mais positivo. A redução do número de dias do evento e a ampliação do espaço para as refeições foram apostas ganhas, com milhares de visitantes a passarem pelo recinto e as tasquinhas sempre cheias, com filas de espera de uma hora.

Este ano a feira contou com algumas novidades e a aposta da organização foi certeira. O certame realizou-se em apenas quatro dias, a disposição do espaço sofreu alterações, as tasquinhas ganharam mais lugares para refeições e apostou-se num programa de animação mais atractivo, com nomes conhecidos do panorama musical português, como Tucanas, Dazkarieh e Anita Guerreiro. “A aposta foi ganha. Tivemos um fim-de-semana prolongado sem espaços vazios. A adesão foi enorme, quer na visita aos expositores, nos espectáculos musicais, como nas tasquinhas”, sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Pinheiro, que ontem encerrou o evento.

A noite de sábado foi a que trouxe mais público ao recinto. O espaço em frente ao palco ficou lotado, com milhares de pessoas a aplaudirem o espectáculo de Anita Guerreiro, Maria Mendes e Pedro Vilar. Na noite anterior, o espaço também tinha ficado preenchido, mas por um público mais jovem, que não quis perder os Dazharieh. “Preocupámo-nos em conseguir um programa de animação que fosse ao encontro de todo o tipo de público, do mais jovem ao mais idoso. E uma vez mais temos que agradecer a participação das colectividades do concelho, que são essenciais para conseguirmos esta qualidade e a envolvência de toda a comunidade”, comentou Filomena Pinheiro.

As tasquinhas ganharam, este ano, mais espaço para servirem refeições e não tiveram mãos a medir. Apesar do acréscimo de lugares sentados, as mesas nunca estiveram vazias e chegou mesmo a haver um tempo de espera de cerca de uma hora. “Estamos satisfeitos pela afluência, claro, mas esta situação leva-nos a reflectir novamente sobre o espaço para as refeições na prÓxima edição”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhando que essa afluência prova que “a população aderiu em massa e compreendeu a redução do número de dias”.

“As actividades culturais e desportivas também foram fundamentais, enriquecendo mais uma vez o evento; a diversidade e qualidade dos artesãos, que entenderam desde o início o espírito do certame, também contribuíram para o seu sucesso; e não posso deixar de referir a participação das crianças das escolas do concelho e das suas famílias, que trouxeram, mais uma vez, muita alegria ao evento”, realçou Filomena Pinheiro, considerando que esta 13ª edição do certame, com todas as suas alterações, “foi um sucesso”. “Mais uma vez, tenho que dar os parabéns a todos!”, concluiu.

Caixas:
Tasquinha de Ventosa do Bairro foi novamente vencedora A Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro foi, mais uma vez, a grande vencedora do Concurso de Tasquinhas de Gastronomia. O segundo lugar foi entregue à Pampilhosa e o terceiro a Barcouço. A votação foi feita pelos artesãos, que almoçaram e jantaram nas diversas tasquinhas, e pelos responsáveis de cada tasquinha, sendo que estes, obviamente, não podiam votar na sua. 1° Lugar – Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro 2° Lugar – Grupo Regional da Pampilhosa do Botão 3° Lugar – FilarmÓnica Lyra Barcoucense

3° Torneio de Ténis Feira de Artesanato e Gastronomia
AntÓnio Carrinho foi o grande vencedor do 3° Torneio de Ténis Feira de Artesanato e Gastronomia do Município da Mealhada, derrotando o tenista Tiago Aguiar pelos parciais de 6/2 e 7/5. A final foi disputada no sábado, dia 11 de Junho, pelas 16h, nos campos de ténis das Piscinas Municipais da Mealhada. O torneio contou com um total de 30 participantes.

3 Milhas da Mealhada
A prova “3 Milhas das Mealhada” é já habitual na Feira de Artesanato e Gastronomia. Este ano participaram mais de 80 atletas. Jessica Cruz e Miguel Rolo foram os vencedores do escalão 1; Louisa Gomes e Carlos Sousa do escalão 2; Joana Matos e Gustavo Abreu do escalão 3; Milene Alves e Tiago Madureira do escalão 4; Isabel Pereira e Gil Ferreira do escalão 5; e, por último, Deolinda Gaspar e Joaquim Godinho do escalão 6.

(2011-06-13) - Press Release