Ir para o conteúdo principal

Câmara da Mealhada promove FÓrum de Educação Ambiental

20 maio, 2008

Câmara da Mealhada promove FÓrum de Educação Ambiental
A Câmara Municipal da Mealhada vai levar a cabo, no prÓximo dia 5 de Junho, no Cine-Teatro Municipal Messias, o I FÓrum de Educação Ambiental, intitulado Ambimealhada. Uma iniciativa que se enquadra na política de preservação ambiental que tem vindo a ser seguida pela autarquia e que visa promover o debate de ideias e a partilha de experiências e saberes sobre a temática entre os diferentes profissionais do sector convidados e o público interessado.
A preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável são dois temas que, cada vez mais, estão na ordem do dia. Ciente da sua importância, a Câmara Municipal da Mealhada tem levado a cabo um rol de iniciativas que procuram envolver toda a população do concelho, desde a escolar à empresarial, na prevenção ambiental e na melhoria da cidadania.
A implementação de políticas e medidas preventivas, o desenvolvimento de acções de formação e sensibilização e a realização de actividades educacionais são algumas das suas apostas. A autarquia começou mesmo pelas escolas, introduzindo a actividade de enriquecimento curricular “Educação Ambiental e Cidadania”, desenvolvendo iniciativas lúdicas e pedagÓgicas, equipando os espaços com ecopontos e compostores, promovendo o uso de briquetes e a reciclagem de Óleos, e claro, foi estendendo essas acções a toda a população do concelho.
O Ambimealhada enquadra-se, pois, nessa estratégia que a Câmara Municipal da Mealhada tem vindo a desenvolver para a promoção da preservação ambiental e da cidadania. Trata-se, então, de um primeiro FÓrum de Educação Ambiental, que tem como objectivo proporcionar o debate de ideias, a partilha de saberes e a troca de experiências, boas práticas e políticas de sucesso sobre a temática, mas que também tem a vertente de procurar sensibilizar e envolver a população nesta importante missão de preservação do meio ambiente.
O Ambimealhada vai decorrer das 8h30m às 17h de quinta-feira, dia 5 de Junho, no Cine-Teatro Messias. O FÓrum de Educação Ambiental vai ter como principais temáticas as “Boas Práticas nas Autarquias”, “A Reciclagem como parte integrante da política do 4’Rs” e ”A Acção Humana e a sua influência no Ambiente” e vai contar com a intervenção de autarcas responsáveis pelo pelouro do Ambiente, de técnicos municipais e de responsáveis do Departamento do Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico, e das empresas Space, Lipor e Certoma.
A iniciativa vai contar ainda com vários momentos culturais dedicados ao tema do Ambiente e protagonizados pelos jardins-de-infância e escolas do 1° ciclo do Ensino Básico do concelho da Mealhada. As inscrições podem ser efectuadas na Câmara Municipal da Mealhada até dia 30 de Maio de 2008.





Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...