Autarquia dinamizou visita de final de Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes

19 julho, 2011

A Câmara Municipal promoveu no domingo, dia 17, uma visita pedagÓgico-cultural à aldeia de xisto de Aigra Nova, em GÓis, no âmbito do final do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes 2010/2011, promovido pela Escola Secundária de Mealhada e financiado pela Direcção Regional de Educação do Centro, no âmbito do Programa Nacional “Português para Todos” (co-financiado pelo Fundo Social Europeu). Participaram na acção os 20 formandos do curso, oriundos da Ucrânia, Rússia, Lituânia, Bulgária, Bielorrússia e Cazaquistão, a professora de Língua Portuguesa e o técnico do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), em representação da autarquia.

A iniciativa permitiu aos formandos conhecer as tradições e os recursos gastronÓmicos e ambientais daquela localidade, ao participar em ateliers de culinária, em que os prÓprios confeccionaram broa de milho e queijo de cabra, que fizeram parte do almoço. Servidos em ambiente tradicional, os formandos provaram outros produtos típicos da região, como a sopa serrana, a chanfana, os bolos de farinha com mel, entre outros. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Maternidade de árvores, o Capril da aldeia, a Fonte dos Namorados e o Núcleo de Interpretação Ambiental de Aigra Nova.

A Câmara Municipal, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), tem sido uma entidade parceira com um papel fundamental no levantamento de necessidades da comunidade imigrante ao nível da aprendizagem do português, bem como de mediação entre imigrantes e restantes entidades envolvidas no desenvolvimento destas formações.

(2011-07-19) - Press Release