Ir para o conteúdo principal

Câmara Municipal apresentou plano de requalificação da vila termal do Luso

02 setembro, 2011

Câmara Municipal apresentou plano de requalificação da vila termal do Luso
O Luso vai ser alvo de um projecto de requalificação promovido pela Câmara Municipal, que visa transformar a estância termal num destino turístico moderno e atractivo. Depois da autarquia ter apostado na optimização da avenida principal da vila e das termas e do Grande Hotel terem sido totalmente renovados pelas respectivas empresas concessionárias, a autarquia da Mealhada prepara agora a 2ª fase de requalificação do centro da vila termal, que terá um custo de dois milhões de euros. O estudo prévio foi apresentado numa sessão que decorreu no dia 1 de Setembro no Casino do Luso e contou com a presença de mais de uma centena de lusenses. A autarquia tomou nota das sugestões avançadas pelos munícipes e adiantou que procurará corresponder às suas expectativas.

O objectivo é valorizar o núcleo urbano da vila termal, conferindo-lhe uma imagem mais atractiva. Para tal, no estudo prévio apresentado, a autarquia propõe-se a melhorar o espaço público no centro da vila e a promover as deslocações pedonais e os transportes alternativos, mas não inviabilizando de todo o transporte motorizado pela sua multifuncionalidade, apostando antes em melhorar a segurança nas deslocações (motorizadas e não-motorizadas) e em reduzir o estacionamento indevido.

“Estamos a desenvolver um plano para transformar o Luso numa estância moderna e atractiva para as pessoas que a visitam”, disse à Lusa o vereador das Obras Municipais da Câmara da Mealhada, José Calhoa, acrescentando que o projecto de requalificação proposto pela autarquia, que se insere no programa PROVERE - Programas de Valorização EconÓmica de Recursos EndÓgeno do QREN (Quadro Referência Estratégico Nacional) – e, como tal, está dependente da aprovação do financiamento por essa entidade – procura sobretudo “reaproveitar as capacidades de atracção turística da estância termal”.

A sessão de apresentação serviu ainda para a autarquia revelar algumas debilidades que detectou durante o estudo prévio. Os técnicos da autarquia informaram que a carência de estacionamento ou a apropriação indevida do espaço pelo automÓvel foram identificadas e, a nível de infra-estruturas pedonais, foram também verificadas situações de descontinuidade, exiguidade e ausência. Foram ainda diagnosticadas fragilidades como a carência de animação urbana, comércio desqualificado e falta de estabelecimentos de restauração, esplanadas e espaços de diversão nocturna, bem como a existência de edifícios devolutos, como é o caso da antiga garagem da empresa de transportes do Luso, o cine-teatro e o Hotel Serra.

Na sessão distinguiu-se a análise ao projecto do Parque de Estacionamento da rua AntÓnio Granjo - em fase de elaboração – que prevê o aumento da oferta de estacionamento e o tratamento paisagístico e melhoria da imagem, através da requalificação deste espaço. Deu-se ainda ênfase ao esboço do plano de pormenor da Quinta do Alberto que inclui a qualificação paisagística do local, a implementação de um modelo de ocupação de baixa densidade e, ainda, a qualificação da envolvente à Av. Emídio Navarro (habitação unifamiliar; empreendimento turístico; espaços de comércio e serviços; espaços verdes de recreios e lazer e estacionamento).

O projecto da Rua do Forno, que se encontra em fase de elaboração, foi outro que se destacou na apresentação. Um projecto que abrange o alargamento da praça através do corte do morro, a manutenção dos dois sentidos de trânsito no arruamento, a dotação de passeio de ambos os lados da via e a formalização de estacionamento. Também abordado na apresentação pública foi o projecto do novo Centro Escolar do Luso com as valências de Escola Básica do 1° Ciclo e Jardim-de-Infância, este já em fase de concurso público.

“A obra será feira por fases”, adiantou ainda José Calhoa, acrescentando que a “principal frente de trabalho” foi pensada para “minimizar o impacto na vila” e deverá estar concluída em Julho de 2012, “a tempo da abertura da época termal”.

(2011-09-02) - Press Release






Notícias Relacionadas