Ir para o conteúdo principal

Município da Mealhada arrecadou 13 Bandeiras Verdes

10 outubro, 2011

Município da Mealhada arrecadou 13 Bandeiras Verdes
O Dia das Bandeiras Verdes 2011 reuniu cerca de cinco mil pessoas, vindas de todo o país, na passada sexta-feira, dia 7, em Oliveira de Azeméis. A Mealhada foi o terceiro município do distrito de Aveiro a arrecadar mais Bandeiras, com 13 escolas galardoadas. Presente no evento, a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, congratulou o Programa Eco-Escolas que, a seu ver, “é um projecto fundamental para a sensibilização das crianças” e frisa que “se queremos um concelho sustentável, temos que começar pela Educação das crianças”. O vereador do Ambiente da autarquia, Júlio Penetra, também não faltou ao encontro onde foram entregues os galardões que reconhecem as boas práticas de sustentabilidade das escolas.

Oliveira de Azeméis foi o município escolhido para receber uma nova edição do Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas que, este ano, foi celebrado em dose dupla, associando-se à comemoração dos 15 anos de existência do Programa Eco-Escolas. O Pavilhão Salvador Machado e o Pavilhão Municipal na cidade anfitriã acolheram milhares de participantes, entre alunos, professores, autarcas e outros convidados. No encontro, estiveram representantes da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), do município de Oliveira de Azeméis, do Ministério da Educação e do Ministério do Ambiente.

O evento abriu, pela manhã, com uma Eco-Mostra, constituída por exposições, ateliers, jogos e outras actividades no âmbito da educação ambiental. A tarde prosseguiu em ambiente de festa, animada pelos momentos lúdico-recreativos apresentados pelos “eco-estudantes”. Para além da aguardada cerimÓnia de entrega das Bandeiras Verdes 2011, a marcar o dia esteve, ainda, a entrega de prémios às escolas com os melhores trabalhos nas actividades Eco-Escolas: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão e Poster Eco-CÓdigo. No âmbito da comemoração dos 15 anos do Programa, foram também reconhecidos e homenageados professores, escolas e instituições que têm participado com empenho no Eco-Escolas ao longo desta década e meia.

Em conferência de imprensa, a coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, Margarida Gomes, o director regional da Educação do Norte, João Granjo, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, o presidente da ABAE, José Archer e o director-geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Mário Grácio, falaram sobre a iniciativa com mais de uma década, traçaram um balanço e perspectivaram o futuro do programa que pretende estimular as escolas a melhorar o desempenho ambiental e a sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade.

Em lugar de destaque, a representar a entidade responsável pela organização do Eco-Escolas em Portugal, o presidente da ABAE mostrou-se optimista em relação ao Programa e o balanço que faz da iniciativa, ao longo dos seus 15 anos, é “muito positivo”. José Archer diz mesmo que o Programa “mudou a Escola ajudando a completar a formação dos jovens e tornando-os mais activos”. Segundo o responsável, o Eco-Escolas tem contribuído para uma nova consciência ambiental e para a mudança de comportamentos desde a sua implementação. “Ao fim de 15 anos conseguimos criar uma nova geração, mais consciente, mais participativa e com mais responsabilidade”, afirmou o dirigente.

Com o pelouro da Educação, a vice-presidente da Câmara da Mealhada considera que a implementação do Programa nas escolas e o trabalho com a comunidade escolar são a chave para a mudança de hábitos que levam a melhores práticas ambientais e o caminho para um futuro mais sustentável. Filomena Pinheiro conta, ainda, que “as instituições de ensino do concelho têm demonstrado grande abertura, quer aos projectos desenvolvidos pela autarquia, quer pelo Programa em si e estão empenhadas em desenvolver um ‘eco-município’”.

A edição de 2011 do Dia Bandeiras Verdes registou a inscrição de 1515 escolas, das quais 80% (1209) foram distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa. O Programa Eco-Escolas, em Portugal desde 2006, está hoje difundido em 77% dos municípios do país, envolvendo cerca de 25% das escolas públicas do ensino pré-escolar ao secundário, estabelecimentos privados e ensino superior.

As escolas do município da Mealhada galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2010/ 2011 foram: Centro Educativo da Pampilhosa, Escola Básica N°2 da Pampilhosa, Escola EB 2,3 da Mealhada, Escola EB1 da Mealhada, Escola EB1 da Silvã, Escola EB1 de Casal Comba, Escola EB1 de Ventosa do Bairro, Escola EB1 do Luso, Escola EB1 da Vacariça, Jardim-de-Infância da Pampilhosa, Jardim-de-Infância da Lameira S. Pedro, Jardim-de-Infância da Vacariça e Jardim-de-Infância da Vimieira.

(2011-10-10) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...