Câmara vai apresentar duas ferramentas de informação geográfica esta sexta-feira na Biblioteca

13 março, 2012

O Auditório da Biblioteca Municipal será palco, na próxima sexta-feira, dia 16, pelas 14h30, do lançamento do novo portal "Aconteceu na Minha Rua" e, ainda, da apresentação da actualização do portal SIG@Mealhada. Um evento que visa divulgar duas ferramentas de informação geográfica que pretendem "contribuir para uma melhor gestão territorial do concelho", bem como "ampliar e melhorar o leque de serviços que a Câmara Municipal oferece ao munícipe, facilitando a comunicação com a autarquia".

Detectou um buraco, uma ruptura, uma avaria, um problema com a iluminação ou sinalização ou qualquer outra irregularidade num espaço público do concelho? Então saiba que, a partir de agora, qualquer cidadão poderá reportar anomalias ou sugerir melhoramentos, "comodamente e independentemente do local onde se encontre", através do recém-criado portal da autarquia "Aconteceu na Minha Rua" que será dado a conhecer esta sexta-feira.

A nova ferramenta foi projectada pela Divisão de Planeamento Urbanístico (DPU) da Câmara Municipal e consiste num mapa onde é possível identificar geograficamente as tais anomalias ou melhoramentos e reportá-los aos serviços municipais, por escrito e/ou através de uma fotografia. Além disso, o portal permite também consultar o ponto da situação relativamente à resolução dos problemas identificados.

Mas, as novidades não se ficam por aqui. A sessão de apresentação na Biblioteca servirá igualmente para revelar as actualizações feitas ao portal de informação geográfica SIG@Mealhada que a autarquia disponibilizou aos munícipes em 2009. O instrumento que permite a consulta dos planos municipais de ordenamento e disponibiliza informação georreferenciada referente a serviços e equipamentos públicos, turismo e dados estatísticos dos Censos, foi agora melhorado e actualizado de forma a tornar-se mais dinâmico, apelativo e funcional.

Município tem SIG há 11 anos e apresenta desempenho positivo
A Câmara Municipal tem vindo a implementar gradualmente, desde 2001, as tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), através do trabalho desenvolvido pelo seu gabinete de SIG. Recentemente, o município da Mealhada foi destacado numa tese de mestrado sobre "Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet". Os dados publicados revelam resultados do Observatório SIGMI que colocam a Mealhada entre os municípios que mais cresceram a nível nacional, entre 2008 e 2011, no que se refere à disponibilização na Internet de SIG, estando ainda classificado como o terceiro melhor município do distrito de Aveiro neste campo.

O que é o Observatório SIGMI? O Observatório SIGMI tem como missão promover a partilha de experiências de trabalho em SIG nos municípios portugueses através da divulgação do estado dos mesmos. Caracterizando o estado dos SIG municipais publicados em sites oficiais das Câmara Municipais portuguesas, o SIGMI obtém uma perspectiva da realidade existente, constitui um registo histórico na evolução dos mesmos e fundamenta a partilha de experiências nesta área. Neste âmbito, são analisados indicadores como: Indicador de Estado (tipo de SIG disponibilizado na Internet), Indicador de Conteúdo (disponibilização de cartografia, planos municipais de ordenamento do território, fotografia aérea, etc.) e Indicador Temático (informação referente a turismo, protecção civil, ambiente, transportes, etc.).

Press - Ficheiro PDF Press Release - 13 março 2012