Quim Barreiros na abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada

19 abril, 2013

Quim Barreiros na abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada
Quim Barreiros, 7 Saias, Sons do Minho e Chave D´Ouro são alguns dos grupos já confirmados para a XV Feira de Artesanato e Gastronomia do Município da Mealhada. O certame que todos os anos traz o artesanato, a gastronomia e muita animação à cidade vai realizar-se de 8 a 16 de junho, na Zona Desportiva da Mealhada, uma vez que nessa altura já estará em curso a empreitada de requalificação da zona central da cidade. O certame muda-se para um novo espaço, mais amplo, ganha dois palcos e uma zona de tasquinhas melhorada.

Quim Barreiros vai ser o primeiro a atuar na 15ª edição da feira concelhia dedicada ao artesanato e à gastronomia. Será pois o “Mestre da Culinária” a inaugurar o palco principal do certame logo no sábado, dia 8 de junho, pelas 22h. A animação, essa está garantida, ou não fosse Quim Barreiros ser conhecido por arrastar multidões ao recinto, como acontece, por exemplo, no dia do cortejo da Queima das Fitas de Coimbra. A noite será ao som da música popular, esperando-se com certeza ouvir alguns dos sucessos deste mestre do pimba, como “Chupa Teresa”, “A Garagem da Vizinha”, “A Cabritinha” ou mais recentemente “O Brioche da Sofia”.

Na noite seguinte, o palco será dos Sons do Minho. Um grupo de oito elementos, oriundo de Viana do Castelo, que faz da música tradicional e popular portuguesa a sua aposta, procurando retratar a dinâmica das festas e romarias que acontecem no Alto Minho. Concertina, guitarra, cavaquinho, bandolim, flauta, ukélele, baixo, bateria e percussão são alguns dos instrumentos que os Sons do Minho vão trazer ao palco da feira de artesanato e gastronomia, no domingo, dia 9 de junho, pelas 22h.

E é na sexta-feira seguinte, dia 14 de junho, também pelas 22h, que os Chave D’ Ouro se estreiam no certame. Esta orquestra de sete músicos e uma voz feminina já correu tudo o que é espetáculo, desde receções ao caloiro, festas populares, discotecas, danceterias, bares e os mais variados programas de televisão. Eram apenas um grupo de amigos que gostava de tocar em festas particulares, mas o fenÓmeno da internet “Pai da Criança (Quem será ?!?!)" mudou-lhes a vida, lançou-os para a ribalta, tendo mesmo já um CD de dupla platina, com mais de 40 mil discos vendidos. Esse será, com certeza, um dos temas que se irá ouvir na noite de dia 14 de junho.

Sete instrumentos, sete vozes e sete mulheres. E será assim que a XV Feira de Artesanato e Gastronomia encerra as suas noites, com a atuação das 7 Saias, no sábado, 15 de junho, pelas 22h. Com quatro CD editados, este é um grupo feminino que recuperou a essência da música tradicional portuguesa e tornou-a contemporânea, retratando as nossas raízes de uma forma natural, alegre e viva, misturando vários instrumentos e criando uma sonoridade única, que com certeza vai conquistar todos os que tiverem presentes. A animação do certame não fica por aqui, sendo que a programação geral deverá ser divulgada já no prÓximo mês de maio.

A XV Feira de Artesanato e Gastronomia do Município da Mealhada vai decorrer de 8 a 16 de Junho no mesmo horário, das 15h às 23h, mas num novo espaço, uma vez que nessa altura já estará em curso a requalificação da zona central da Mealhada. A 15ª edição do certame vai realizar-se na Zona Desportiva da Mealhada, entre o edifício das Piscinas Municipais e o edifício do Pavilhão Municipal. Um espaço mais amplo, que permite alargar o recinto da feira, ter dois palcos e melhorar a zona das tasquinhas.

As inscrições para o certame estão a decorrer até ao prÓximo dia 30 de abril. As fichas de candidatura e as normas de participação estão disponíveis no site da autarquia, em www.cm-mealhada.pt. Tal como nos anos anteriores, as inscrições devem ser enviadas, pelo correio, para Câmara Municipal da Mealhada, Largo do Município 3040 – 001 Mealhada, ao cuidado da Organização da XV Feira de Artesanato e Gastronomia, impreterivelmente até dia 30 de abril. A organização dará preferência aos artesãos que trabalhem ao vivo durante a feira.

(2013-04-19) - Press Release