Grande Rota do Bussaco

A Grande Rota do Bussaco é um percurso linear, com um total de 56 km, cujo epicentro é a Mata Nacional do Bussaco e que liga aos três concelhos limítrofes da Mata: Mealhada, Mortágua e Penacova.

Quem pretenda iniciar a Grande Rota do Bussaco na Mealhada já o pode fazer a partir do Parque da Cidade, onde está colocada a placa indicativa do quilómetro zero do percurso GR49.  A partir da Mealhada, até ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, são 11,56 quilómetros de diferentes paisagens: os vinhedos da Bairrada a remeterem para as caves e adegas onde se produzem os vinhos tintos, brancos e espumantes - e estes para a iguaria gastronómica local mais típica – o leitão assado da Bairrada, - ou a vila de Luso, conhecida pela sua estância termal e pelo consumo de água mineral.

Chegados ao núcleo central da Mata, por entre uma enorme riqueza natural – com diversas espécies raras -, aos olhos do visitante, revela-se o Palace Hotel do Bussaco (edifício do séc. XIX, de estilo neomanuelino), com o seu "Jardim Novo", a Via Sacra, única no mundo, à escala de Jerusalém, com uma extensão de 3 km e composta por 20 passos (Prisão e Paixão de Cristo), o convento de Santa Cruz, o Museu Militar, o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco e os miradouros, com destaque para a Cruz Alta (550m).

Este epicentro liga também às duas outras rotas - Mortágua/ Bussaco, com 21 km, e Penacova/ Bussaco, com 23 km, tirando partido da qualidade e exuberância da biodiversidade da Mata Nacional do Bussaco e revelando as aldeias e as suas histórias, nomeadamente as relativas às invasões napoleónicas e ao papel dos povos e da Mata  na derrota das pretensões francesas.

 

Ficheiro Tamanho Data Publicação
Grande Rota do Bussaco (PT) 3,62MB 6|ago 2020
Bussaco Great Route (ENG) 3,62MB 6|ago 2020
Site Região de Coimbra - Turismo (Rotas Google Maps)    


Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader. Ficheiros PDF necessita do Adobe Reader


Notícias Relacionadas



Dia da Mulher celebrado na Mealhada com exposição, workshop, visita guiada e conversas com escritores
29 fevereiro, 2024

Dia da Mulher celebrado na Mealhada com ...

A Câmara da Mealhada vai dinamizar uma série de iniciativas para assinalar o Dia da Mulher, dias 8 e 9 de março. As propostas são uma palestra e ...
"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos
26 fevereiro, 2024

"Comunica-te Jovem!" desperta consciênc

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, ...