Meajazz & Blues tem início com Jacqui Naylor e apresenta "cartaz de luxo" dias 28 e 29 de junho no Lago do Luso

23 abril, 2024

O Meajazz & Blues volta ao Lago do Luso, dias 28 e 29 de junho, numa edição de qualidade ímpar com nomes como Azar Azar, Budda Power Blues, Martin Harley e Maria João e Carlos Bica Quarteto. O festival tem já dia 28 de abril o espetáculo de apresentação, com a cantora norte-americana Jacqui Naylor, no Cineteatro Messias.

Esta sétima edição do Meajazz & Blues tem um primeiro momento já dia 28 de abril com Jacqui Naylor, no Cineteatro Messias. A intérprete e compositora está de regresso a Portugal para apresentar em primeira mão o novíssimo disco "Treasures of the Heart", que tem edição mundial marcada para 26 de abril. Portugal marca assim o início da tour de apresentação do novíssimo "Treasures of the Heart", com dois concertos, a 27 de abril no Fundão e a 28 na Mealhada. Esta é uma oportunidade de ver e escutar uma das divas do chamando Cool Jazz. Este concerto de apresentação do festival é o único com bilheteira paga (10€).

O festival, propriamente dito, acontece a 28 e 29 de junho, no Lago do Luso, com entrada gratuita.

Esta sétima edição caracteriza-se, nas palavras do curador, Pedro Galhoz, "por um cartaz de luxo". "Partindo da raiz do Jazz e do Blues, apresentamos aqui nomes de grande qualidade reconhecimento, que certamente, surpreenderão um público mais habituado ao estilo, mas também aqueles que não são tão conhecedores deste estilo musical. Temos grupos que seguem uma linha mais tradicional e outros que vão mais para a inovação, grupos emergentes e outros consagrados e internacionais", explica.

Para António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esta sétima edição tem tudo para ser de "excelência". "Quer pelo cartaz, quer pelo local idílico do Lago do Luso, estamos certos de que o Meajazz atrairá muitos residentes, mas também muitas pessoas de vários pontos do país que já reconhecem a Mealhada como um destino cultural", afirmou o autarca, na apresentação do programa, esta manhã, no Restaurante - Bar Dona Sardinha.

No dia 28 de junho, atuam Azar Azar e Budda Power Blues. Azar Azar, nome artístico de Sérgio Alves, promete trazer ao palco todo o seu trajeto musical do Hip Hop ao House, do Techno ao Broken Beat. É certo que é no Jazz Funk que as suas composições estão ancoradas, mas, ao longo dos oito temas do seu Lp de estreia, a inspiração de figuras tutelares como Roy Ayers, George Duke ou Donald Byrd cruza-se com a presença de uma caleidoscópica variedade de géneros que têm alimentado as pistas de dança de Detroit, Nova Iorque ou Londres, para dar corpo uma música autónoma, intensa, estimulante e personalizada.

Os Budda Power Blues são uma banda de blues nacional que acaba de completar 20 anos de carreira. A intenção não é só revisitar as principais salas por onde a banda passou ao longo destes 20 anos, mas também abrir a porta a novas salas que marcarão a década seguinte de vida do trio. Com 12 álbuns discográficos editados e centenas de concertos, os Budda Power Blues são a mais consagrada e respeitada banda de Blues nacional. Neste concerto estará presente o novíssimo disco de inéditos, com edição limitada em vinil, intitulado "Walking Shoes & Thinking Hat".

No dia 29 de junho, sobem ao palco Martin Harley e Maria João & Carlos Bica Quarteto. Martin Harley é um artista realmente singular. Várias vezes nomeado no Reino Unido nas categorias de melhor artista acústico, melhor guitarrista e melhor performance de blues acústico, Martin Harley regressa uma vez mais a Portugal para mostrar no MeaJazz & Blues a razão pela qual é considerado um dos melhores do mundo no estilo Slide Guitar.

Dois dos nomes fundamentais do jazz em Portugal, Maria João e Carlos Bica, trazem ao Meajazz & Blues o concerto que testemunha a amizade e a cumplicidade musical que os une e que teve o seu início na década de 1980, ficando registada em dois discos: "Conversa" (1986) e "Sol" (1991). Acompanhados por João Farinha (piano e teclados) e Gonçalo Neto (guitarra), promete-se um concerto de emoções, de espaço para canções que são do mundo, deles e nossas.

O Meajazz & Blues vai na sétima edição e insere-se num projeto de diversidade e enriquecimento cultural do Município, quer para residentes, quer para os muitos turistas e veraneantes que escolhem a vila termal do Luso para alguns dias de descanso. "Este festival é uma aposta cultural e turística diferenciadora que temos vindo a valorizar na certeza de que este é um projeto capaz de atrair diferentes públicos num fim de semana único no Luso e no concelho da Mealhada", sublinhou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

"A ideia é abrir horizontes musicais, ter artistas de vários países, com influências diversas, uns consagrados e outros emergentes, sempre com grande nível performativo, de forma agradar aos mais exigentes, mas simultaneamente surpreender e cativar novos públicos", adiantou Pedro Galhoz.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 abril 2024