“Chama-me Fado” sobe ao palco do Cine-Teatro Messias

06 outubro, 2008

“Chama-me Fado” sobe ao palco do Cine-Teatro Messias
O espectáculo “Chama-me Fado”, da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, vai subir ao palco do Cine-Teatro Municipal Messias no prÓximo dia 8 de Novembro pelas 21h30. Quatro bailarinas e cinco músicos vão interpretar o Fado, com tudo o que ele traz de alma lusa, de sentimento, de sensibilidade. “Chama-me Fado” é, assim, uma interpretação da forma de amar e sofrer do povo português, do modo de vida que lhe é tão característico e que, muitas vezes, sÓ ele entende.

Um projecto de música e dança, protagonizado pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra ao som dos Maria Lua, que tem como tema central o afamado Fado português. “Chama-me Fado” é um espectáculo que procura “falar de Fado através da dança”, um desafio que “nasce de uma vontade de homenagear a forma tão singular e profunda de ser português”, como se pode ler nos textos da produtora do espectáculo, desafio esse que a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra se propôs responder, neste nova produção do Ai! A Dança Atelier.

Um espectáculo que combina a música – tocada ao vivo pelo acordeão, contrabaixo, percussão, guitarra e voz dos Maria Lua – com a dança coreográfica de quatro bailarinas da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, numa interpretação única do Fado e de toda a carga conotativa que esse transporta. A alegria, o amor, a tristeza, o choro, a saudade típica do povo português, tão presente nesse género musical que é o Fado, é agora interpretada não sÓ enquanto música, mas sim enquanto sentimento, enquanto forma de estar na vida.

A produtora deixa mesmo antever, na sinopse do espectáculo, um pouco da magia que o público vai sentir. “Vamos falar do Fado Corrido, aquele que vai atrás de quem dança e de quem canta, falamos do Fado Menor quando a guitarra, o acordeão e o contrabaixo choram baixinho; vamos falar da nossa saudade, da alma de quem tem tanto para dar. O Fado à Desgarrada, tão típico de quem dialoga e discute acesa e vibrantemente o ciúme. Vamos falar daquilo que nos faz gente. E se fechar os olhos por segundos, vai encontrar-se a si viajando connosco (…) Temos a certeza que no final também se vai chamar Fado”.

As reservas para o espectáculo “Chama-me Fado”, que vai estar no concelho da Mealhada, no Cine-Teatro Municipal Messias, no Sábado, dia 8 de Novembro, às 21h30m, podem ser efectuadas através do telefone 231 209 870. Os ingressos podem ainda ser adquiridos, e levantados, na bilheteira do prÓprio Cine-Teatro Municipal Messias, das 20h às 22h de quinta a segunda-feira, ou das 15h às 18h de domingo.

Teatro fado