Jardins de Inf&ância vão passar a ter Inglês e Música já em Janeiro

05 dezembro, 2013

Jardins de Inf&ância vão passar a ter Inglês e Música já em Janeiro

Os alunos dos jardins-de-infância da rede pública do concelho da Mealhada vão passar a ter as disciplinas de Inglês e Música no seu programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), já a partir de janeiro do próximo ano. Uma proposta do novo Executivo Municipal da Mealhada, que foi aprovada por unanimidade na última reunião de câmara. A ideia surgiu durante o périplo que os responsáveis autárquicos realizaram pelas escolas do concelho durante os meses de outubro e novembro.

Até agora os jardins de infância da rede pública concelho ofereciam aos seus alunos a Atividade Física e Desportiva, mas essa realidade vai mudar já a partir de dia 3 de janeiro de 2014. Esta é a data avançada para que as disciplinas de Inglês e Música passem a fazer parte das AEC lecionadas nos jardins de infância. Uma ideia que surgiu durante as visitas do vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, da vereadora Arminda Martins e dos técnicos municipais das áreas de Educação e Ação Social às escolas públicas concelhias, e que foi proposta a toda a vereação após serem auscultados os coordenadores das Atividades de Enriquecimento Curricular e o corpo docente.

A introdução das disciplinas de Inglês e Música é, assim, uma novidade para a rede pública escolar do concelho, considerada uma mais-valia na aprendizagem e motivação das crianças daquela faixa etária. Na aprendizagem do Inglês, o objetivo fundamental é criar uma relação confortável com a Língua Inglesa, assente na oralidade e em atividades lúdicas, tornando-a numa experiência divertida e enriquecedora. Já o ensino da expressão musical assenta em cinco eixos fundamentais: escutar, cantar, dançar, tocar e criar. As crianças exploram os sons e ritmos que produzem espontaneamente, identificando-os e reproduzindo-os mentalmente com base na intensidade (fortes e fracos), na altura (graves e agudos), no timbre (modo de produção) e na duração (sons longos e curtos).

Aprendizagens que suscitam uma motivação diferente da do ensino e que favorecem outras valências tão importantes e que devem ser construídas nestas idades como a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical.

(2013-12-05) - Press Release