Ir para o conteúdo principal

Integração social e profissional de pessoas com deficiência debatidas na Mealhada

11 dezembro, 2013

Integração social e profissional de pessoas com deficiência debatidas na Mealhada

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre da Mealhada recebeu, no dia 9 de dezembro, pelas 14h30, o primeiro seminário sobre Inclusão Social. Esta iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada e pela Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Escola Profissional Vasconcellos Lebre e Associação Comercial e Industrial da Mealhada, pretendeu reunir informação e debater a problemática da deficiência e os constrangimentos sentidos pelos cidadãos com necessidades especiais aquando a entrada e permanência no mercado de trabalho. O seminário “Cidadãos com Necessidades Especiais – Que respostas à sua inclusão?” juntou cerca de uma centena de participantes, mostrando ser um tema que merece destaque na comunidade.

é um tema que está na ordem do dia e que foi mote para um debate realizado na Mealhada. O seminário “Cidadãos com Necessidades Especiais – Que respostas à sua inclusão?”, que reuniu mais de uma centena de pessoas no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, procurou respostas para a problemática dos cidadãos com deficiência no contexto de mercado de trabalho.

A abertura da sessão contou com o presidente do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade, com a vereadora da ação social da Câmara Municipal da Mealhada, Arminda Martins e com o presidente da Associação Comercial e Industrial da Mealhada, Carlos Pinheiro. Seguiu-se uma breve apresentação da realidade concelhia pelo psicólogo José Alfredo da Costa. Segundo os dados apresentados há 39 casos identificados no concelho da Mealhada, sendo que 13 estão empregados, 19 estão sem qualquer ocupação profissional e 7 emigraram.

O programa contou ainda com os testemunhos de Maria do Céu Almeida, mãe de um cidadão com necessidades especiais, Carolina Gomes, cidadã com necessidades especiais e Graça Baptista, uma empresária da região que contratou um cidadão com deficiência.

O segundo painel contou com técnicos ligados a esta temática. Elisa Lemos, do Centro de Atividades Ocupacionais de Casal Comba / APPACDM de Anadia, Carla Pimenta, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra e Carla Maria Henriques, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, mostraram a importância da institucionalização e integração local, apresentaram medidas de integração profissional e sublinharam a necessidade de inclusão como futuro para estes cidadãos. Ambos os painéis tiveram como moderador, Júlio Penetra.

Deste debate concluiu-se que a família e a escola sentem grandes dificuldades no cumprimento das responsabilidades sociais e educativas que lhes competem necessitando assim do contributo de toda a comunidade, traduzindo-se num trabalho de equipa que inclui além destas entidades os técnicos, os terapeutas, os serviços e instituições locais porque todo o cidadão com necessidades especiais tem direito a condições de vida digna e um trabalho social e economicamente reconhecido. Neste sentido foi lançado um repto à Câmara Municipal da Mealhada para a criação de um dispositivo que concentre e monitorize toda esta ação em torno da inclusão e um desafio para a criação de um diploma ou prémio municipal de mérito de inclusão para incentivar e reconhecer as entidades empregadoras de cidadãos com necessidades espe

ciais. Este seminário contou também com um momento cultural a cargo da Orquestra de Santo Amaro, com utentes do Centro de Atividades Ocupacionais de Casal Comba/APPACDM Anadia.

(2013-12-11) - Press Release







Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...