Concertos são gratuitos e abertos a toda a população

18 outubro, 2010

Concertos são gratuitos e abertos a toda a população
O Congresso Internacional sobre Batalha do Bussaco vai ter lugar nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, no Cine-Teatro Municipal Messias. Um evento que vai juntar oradores nacionais e internacionais em torno de um tema único, a Batalha do Bussaco e toda a sua envolvência histÓrica, e que conta com uma série de outras iniciativas, entre elas dois concertos. Esses espectáculos são gratuitos e abertos a toda a população.

O Congresso Internacional Comemorativo da Batalha do Bussaco é organizado pela Academia Portuguesa de HistÓria e promovido pela Câmara Municipal da Mealhada. Um evento que tem o alto patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e que engloba uma série de outras iniciativas (ver programa abaixo), entre elas dois concertos: um do Ensemble da Banda SinfÓnica do Exército e um recital pelo grupo Vox Angelis. Os concertos são gratuitos e abertos à população em geral. Contudo, para controlo da lotação da sala, os ingressos deverão ser levantados na bilheteira do Cine-Teatro Messias, das 15h às 18h e das 20h às 22h de quinta-feira a segunda-feira.

Já as inscrições para o congresso têm um custo simbÓlico de 10 euros pelos três dias, mas incluem os ingressos nos espectáculos, a visita ao local da batalha e toda a documentação sobre o congresso. As fichas de inscrição estão disponíveis online, no site www.cm-mealhada-pt, na Câmara da Mealhada ou na Academia Portuguesa de HistÓria, em Lisboa. Quem desejar saber mais informações sobre o evento poderá contactar a Câmara Municipal através dos números 231 200 980 ou 926 608 250 ou a Academia Portuguesa de HistÓria através do número 217 549 060.

SEXTA-FEIRA, DIA 29

9.30H Entrega de Documentação
10.30H Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal da Mealhada
Presidente da Academia Portuguesa da HistÓria
Conferência Inaugural
Manuel Rodrigues, Universidade de Coimbra, Académico de Número
“A Revolução Francesa e a Civilização Europeia”
12.00H Inauguração da Exposição “As linhas de defesa de Lisboa durante a Guerra Peninsular – O terreno e o Engenho pararam a invasão de Massena”

Portugal e Brasil nos alvores do século XIX

15.00H Luís de Oliveira Ramos, Universidade do Porto. Académico de Número
“Portugal antes das Invasões Francesas”
15H45 AntÓnio Pedro Vicente, Universidade Nova de Lisboa, Académico de Número
“Portugal: anunciando o declínio de Napoleão Bonaparte”
16.30H Pausa
17H00 Arno Wehling, Presidente do Instituto HistÓrico e Geográfico do Brasil. Académico de Número
“Recepções e significados politico-institucionais da 3ª. Invasão Francesa – O Brasil e a Batalha do Buçaco”
17H30 Carlos Correia, Presidente do Instituto HistÓrico e Geográfico de Santa Catarina. Académico Correspondente
“A Política Portuguesa para o Brasil Meridional diante das Ameaças Franco-Espanholas: A Ilha de Santa Catarina e os Interesses da Inglaterra”

21H30 Cine-Teatro Municipal Messias
Ensemble da Banda SinfÓnica do Exército

SáBADO, DIA 30

10H00 Alice Correia Godinho Rodrigues, Investigadora
“A vida quotidiana ao tempo das Invasões Francesas”
10H30 Maria Alegria Fernandes Marques, Universidade de Coimbra. Académica Correspondente
“Os franceses do Buçaco: Homens que passam, memÓrias que ficam”
11H00 Eng°. Eurico Malafaia, Académico de Número
“As invasões de Portugal na primeira década do século XIX”
11H30 Pausa

As operações militares

12H00 AntÓnio Pires Ventura, Universidade de Lisboa. Académico de Número
“A Kings’German Legion na Batalha do Buçaco”
12H30 Nuno Barrento Lemos Pires, Tenente-Coronel
“Guerra Peninsular Guerra Global”
15H00 Carlos Filipe Nunes Lobão Dias Afonso, Major
“A manobra retardadora até às Linhas de Torres”
15H30 Abílio Pires Lousada, Tenente-Coronel
“Aspectos Militares da Batalha do Buçaco”
16H00 João Carlos Moreira Tavares, Arquivo HistÓrico Militar
“Registos da Guerra Peninsular”
16H30 Augusto José Monteiro Valente, General
“A batalha do Buçaco e as suas consequências nas estratégias em confronto”
17H00 Pausa

Um olhar do exterior

17H30 Emílio de Diego, Universidade Complutense de Madrid. Académico Correspondente
“La guerra al otro lado de la raya. La campaña de 1810 vista desde España”.
18H00 Marion Reder Gadow, Universidade de Málaga
“El sítio de Ciudad Rodrigo como antecedente inmediato a la batalla de Bussaco“

21H30 Cine-Teatro Municipal Messias
Concerto pela Vox Angelis – Recital, Lamento Em MemÓria das Vítimas da Batalha do Bussaco

DOMINGO, DIA 31

10H00 Gérard Dufour, Universidade de Provence, Académico Correspondente
“La presse impériale et la bataille de Bussaco”
10H30 Alicia Teresa Laspra Rodríguez, Universidade de Oviedo
"La campaña de Buçaco a través de las fuentes documentales británicas".
11H00 Remedios Morán Martín, Universidad Nacional de EducaciÓn a Distancia. Académica Correspondente
“Andrés Pérez de Herrasti. Trayectoria personal de la victoria ante la derrota”
11H30 Pausa
12H00 Conferência de Encerramento