Ir para o conteúdo principal

Exposição de fotografia a decorrer no Cine-Teatro Messias

29 novembro, 2010

Exposição de fotografia a decorrer no Cine-Teatro Messias
As comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco prosseguem no dia 4 de Dezembro, com a inauguração da exposição “O Uniforme Militar Português do Início do Século XIX – Aguarelas do General Ribeiro Arthur”, pelas 16h, na Sala de Exposição do Cine-Teatro Municipal Messias. Uma mostra de fotografias da autoria do Coronel Ribeiro de Faria sobre as aguarelas do General Ribeiro Arthur, que vai estar patente ao público, no cine-teatro, até ao dia 16 de Janeiro de 2011. A entrada é livre.

A exposição tem como temática o uniforme militar português do início do século XIX. São fotografias assinadas pelo Coronel Ribeiro de Faria – autor de várias outras mostras fotográficas, como a exposição “O(s) Rosto(s) da Batalha”, que já esteve patente em Setembro e Outubro, no Convento de Santa Cruz do Bussaco e no Casino do Luso – sobre as aguarelas que o General Ribeiro Arthur pintou depois de uma exaustiva investigação aos uniformes do Exército Português.

O General Ribeiro Arthur viveu na segunda metade do século XIX e início do século XX, seguiu carreira militar e dedicou muito do seu tempo à escrita, à pintura e, sobretudo, ao estudo dos uniformes militares, recolhendo diversos documentos que lhe permitiram reconstituir um grande número de figurinos dos antigos uniformes do Exército Português. Pintou-os depois, a aguarela, chegando a ter visto muitos dos seus trabalhos em exposições internacionais.

As suas obras sobre os uniformes militares foram, posteriormente, fotografadas pelo Coronel Ribeiro de Faria, que as apresenta agora numa mostra intitulada “O Uniforme Militar Português do Início do Século XIX – Aguarelas do General Ribeiro Arthur”. A exposição vai ser inaugurada no prÓximo sábado, dia 4 de Dezembro, na Sala de Exposições do Cine-Teatro Municipal Messias, onde vai ficar patente ao público até ao prÓximo dia 16 de Janeiro de 2011.

Uma exposição que integra o programa de comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco, que tem vindo a ser promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com Estado Maior do Exército, a Academia Portuguesa da HistÓria, a Associação NapoleÓnica Portuguesa, a Fundação Mata do Buçaco, a Fundação Luso, a Associação dos Aposentados da Bairrada, o Núcleo Filatélico do Concelho da Mealhada e outras entidades locais. Um calendário rico em iniciativas, que pretende assinalar da forma mais nobre um acontecimento que não marcou sÓ a HistÓria de Portugal, mas as gentes do concelho da Mealhada e de toda a região.

(2010-11-29) - Press Release






Notícias Relacionadas