Ir para o conteúdo principal

Noite do Desporto lotou o Cine-Teatro Messias

01 fevereiro, 2011

Noite do Desporto lotou o Cine-Teatro Messias
O Cine-Teatro Municipal Messias lotou ontem à noite, na quinta edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada. Uma noite de distinções e de animação, dedicada aos desportistas do concelho e a todos os que, de alguma forma, já deram o seu contributo para o desenvolvimento do desporto no município. O momento mais emotivo foi a homenagem ao futebolista Pedro Ferreira, com o Prémio Especial do Júri. O mais aguardado foi a entrega do título Personalidade Desportiva do Ano à equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica.

A já conhecida Gala Desportiva do Município da Mealhada celebrou a sua quinta edição, premiando mais uma vez todos os que, ao longo da sua vida e particularmente em 2010, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do desporto no concelho da Mealhada. Um evento organizado pela Câmara Municipal, como forma de reconhecimento e agradecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área a nível concelhio, que este ano foi exemplarmente conduzido por dois elementos da “casa”: Susana Oliveira e Luís Simões.

A noite teve vários momentos a registar. A entrega do Prémio Especial do Júri, numa homenagem pÓstuma ao futebolista Pedro Ferreira, que nasceu e viveu na Mealhada, foi o mais emotivo. “Foi um grande profissional e desportista, um bom amigo, um bom filho, um bom marido e um bom pai. Uma morte prematura roubou ao concelho um dos seus mais valiosos e promissores atletas. O júri da 5ª Gala Desportiva homenageou-o”, anunciou o apresentador Luís Simões. A plateia ficou toda de pé a aplaudir a escolha do júri e a recordar, emocionada, alguns momentos fotográficos do homenageado.

Já a entrega do título Personalidade Desportiva do Ano foi dos momentos mais aguardados. Armindo Cordeiro, Presidente da Secção de Futsal do Sport Lisboa e Benfica, subiu ao palco acompanhado pelo capitão de equipa, Costinha, e pelo jogador Marinho, para receber o título das mãos da vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro. “Obrigada por este prémio. NÓs merecemos. Ganhámos a Taça UEFA em 2010, somos campeões europeus e foi muito difícil”, afirmou o responsável.

“Num jantar, aqui mesmo na Mealhada, disse aos jogadores que sÓ me faltava ganhar o título europeu. Já lhes agradeci muitas vezes por ele, mas quero-lhes agradecer mais uma vez. Quero ainda agradecer ao Sr. Ricardo, da Casa do Benfica da Bairrada, pelo carinho e quero agradecer à Câmara Municipal da Mealhada. Vamos guardar isto no coração”, sublinhou emocionado Armindo Cordeiro. “Não fomos muito bem estimados pelo que fizemos. Pois hoje é uma honra ir para Lisboa e ter este troféu”, concluiu o presidente.

A animação ficou entregue ao saxofonista Bruno Soares, ao grupo de hip-hop “Gurilla”, de Patrick Simões, ao dançarino Márcio Ratinho, concorrente da primeira edição do programa “Achas que sabes dançar?”, ao grupo “Cornes”, que representa a Associação Gaita-de-foles de Lisboa, e ao núcleo de Fitness e Desporto da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social.


LISTA DE VENCEDORES:

Atleta do Ano | Jorge Martins - Karateca (escalão 12/14 anos) do Pampigym
Jorge Martins é praticante de Karaté Shukokai. Em 2010, foi Campeão Nacional e Campeão Mundial (prova Kumité Individual do Escalão 12-13 anos) e Medalha de Bronze em Kata Individual, no KSI - Karaté World Championships disputado em Portugal, onde participaram 21 países.

Revelação do Ano | Dinis Abreu - Hoquista infantil do Hóquei Clube da Mealhada
Foi um dos jogadores mais importante da equipa de infantis. Ao longo da época marcou 161 golos ao serviço do clube, sendo o melhor marcador do Campeonato Regional e o 2° melhor marcador no Campeonato Nacional, onde marcou 47 golos. No final da época repetiu a proeza no Torneio Internacional “Os Cerejinhas” na Madeira onde foi o melhor marcador do torneio com 25 golos.

Treinador do Ano | Carla Marina Ruela – Treinadora da equipa de Atletismo da ADREP (Palhaça)
é treinadora dos atletas mealhadenses da ADREP, Miguel Pais Costa (medalha de Prata nos 4x100m e 4° lugar no salto em comprimento, nos VII Jogos da CPLP em Maputo, Campeão Nacional de Desporto Escolar no comprimento e 4x100m, medalha de Bronze no comprimento e na estafeta 4x100m no Olímpico Jovem Nacional, Campeão Distrital de Juvenis no salto em comprimento, vice-campeão no salto em altura e 200m planos); e dos atletas Cátia Rodrigues (que integrou a equipa vice-campeã Nacional de juniores em corta-mato), e João Nogueira (3° lugar na prova 4x400m na categoria sénior no Campeonato de Portugal de Pista Coberta).

Equipa do Ano | Equipa de seniores masculinos do Futebol Clube da Pampilhosa
Equipa que obteve o 2° lugar da 2ª Divisão Nacional Zona Centro na época 2009/2010, depois de discutir até ao fim a promoção ao futebol profissional. Nesta época a equipa conseguiu a melhor classificação de sempre da histÓria do clube.

Dirigente do Ano | Mário Rodrigues – Presidente da Direcção do Centro Recreativo e Desportivo de Antes
Mário Rodrigues tem 64 anos de idade e desde cedo dedicou parte da sua vida a esta associação, tendo passado por diversas funções. Foi jogador, treinador, vice-presidente e nos últimos anos é o presidente da Direcção. Foi o grande dinamizador da construção e realização de novo edifício para balneários, rouparia e arrumos. Uma obra de grande qualidade e de referência a nível distrital, que engrandece o Centro Recreativo de Antes e o concelho.

Associação Desportiva do Ano | Hóquei Clube da Mealhada
Clube com mais de 110 atletas federados na modalidade de Hóquei em Patins, contando com 9 equipas em competição e ainda três dezenas de atletas na escola de patinagem. Participa em competições nacionais, com as equipas de seniores e juniores, masculinos e femininos, e ainda com a equipa de juvenis. A equipa de Seniores Masculinos foi vice-campeã Nacional da 3ª divisão e a equipa de Seniores Femininos passou à 2ª Fase do Campeonato Nacional. Tem vários atletas chamados às selecções nacionais e regionais, sendo o clube do distrito de Aveiro mais representado nas selecções nacionais de Hóquei em Patins. Desenvolve ainda outras modalidades como o Atletismo, Karaté, Ballet e Ginástica.

Mérito Desportivo
Ricardo Ferreira (C.P.VACARIçA - Andebol)
André Simões (ADREP - Atletismo)
Carla Marina Ruela (ADREP - Atletismo)
Cátia Rodrigues (ADREP - Atletismo)
Gil Ferreira (ADERCUS - Atletismo)
João Nogueira (ADREP - Atletismo)
Miguel Pais Costa (ADREP - Atletismo)
Luís Abade (ACADéMICA - Duatlo)
Denise Pieters (ACADéMICA – Ginástica)
Equipa de Seniores (F.C.P. – Futebol)
ngela Gameiro (H.C.M. - Hóquei)
Neuza Pebre (H.C.M. - Hóquei)
Pedro Coelho (H.C.M. - Hóquei)
Equipa de Infantis (H.C.M. – Hóquei)
Equipa de Seniores (H.C.M. – Hóquei)
Tiago Ferraz (Gulpilhares - Hóquei)
Tiago Sousa (Liceu da Corunha - Hóquei)
AntÓnio Neves (PAMPIGYM - Karaté)
Jorge Martins (PAMPIGYM - Karaté)
Henrique Santos (PAMPIGYM - Kickboxing)
Márcia Vieira (PAMPIGYM - Kickboxing)
Nuno Reis (PAMPIGYM - Kickboxing)
Maria Malaguerra Costa (G.D.M. - Natação)
João Madeira (Tennis Club Figueira da Foz)

Prémio Dedicação | Amigos do Grupo Desportivo da Mealhada
Na Mealhada, um grupo de amigos fez da exploração de um bar a sua forma singela de mostrar amor ao seu clube e oferecer-lhe uma importante fonte de receita. Um exemplo de dedicação, de empenho, de ajuda a superar as dificuldades financeiras do clube da sua paixão.

Prémio Especial do Júri | Pedro Ferreira
Nasceu a 29 de Maio de 1969, natural e residente na PÓvoa, Mealhada. Durante a sua formação desportiva nos escalões mais jovens jogou no Anadia Futebol Clube e no Grupo Desportivo da Mealhada. Enquanto sénior foi jogador profissional tendo jogado 3 épocas na 2ª divisão nacional (actual 2ª Liga) e 7 épocas na 2ª divisão B ao serviço do Mealhada, Anadia, Naval 1° Maio, Sporting da Covilhã e Feirense. Na sua carreira destacam-se as subidas de divisão ao serviço do Anadia e do Sporting da Covilhã. Em 1997 foi considerado pela imprensa da Covilhã, o melhor jogador da época. A sua carreira desportiva ficou marcada pelo elevado profissionalismo presente em todos os momentos. Destacam-se também as suas qualidades humanas, por todos reconhecidas. Foi de facto um grande profissional e desportista, um bom amigo, um bom filho, um bom marido e um bom pai. Uma morte prematura, roubou ao concelho da Mealhada um dos seus mais valiosos e promissores atletas. O Júri da 5ª Gala Desportiva, homenageou-o, atribuindo-lhe o “Prémio Especial do Júri” o homem e atleta mealhadense.

Prémio Carreira | AntÓnio Lousada
Militar na reserva e actual comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, fez carreira como árbitro de basquetebol entre 1982 e 1998. árbitro nacional da 2ª categoria em 1984. Atingiu o primeiro escalão nacional em 1989. árbitro também na Liga Profissional de Basquetebol na época 1995/1996, no primeiro ano em que existiu Liga Profissional de Basquetebol em Portugal. Ao longo da sua carreira de árbitro que terminou em 1998, nos diversos campeonatos regionais e nacionais, desde escalões de formação até à categoria de seniores masculinos e femininos, arbitrou mais de 1000 jogos oficiais. é prelector regional da Escola Nacional de Basquetebol desde 1993, ministrando cursos de formação de juízes de basquetebol. Como Dirigente Desportivo foi: entre Outubro de 2004 e Maio de 2007 foi vice-presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro e vice-presidente do Conselho de Arbitragem Distrital de Aveiro. Desde 1998 é comissário e observador de árbitros da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Prémio Personalidade Desportiva do Ano | Equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica
Ao longo de vários anos o concelho da Mealhada, e mais propriamente o Luso, tem sido destino preferencial para realizar os seus estágios de pré-época. Com o apoio da Casa do Benfica da Bairrada, a equipa de Futsal do SL Benfica tem ganho títulos atrás de títulos. Será caso para dizer que o nosso concelho é talismã para os encarnados. Em termos de palmarés o SL Benfica – Futsal, já foi finalista vencido da Taça das Taças e da UEFA Futsal Cup, 5 campeonatos nacionais, 4 taças de Portugal e 4 supertaças. A época 2009/2010 ficará registada para memÓria futura, pois pela primeira vez uma equipa portuguesa venceu tão importante troféu: a UEFA Futsal Cup, ao derrotar na final, disputada no Pavilhão Atlântico, a equipa espanhola do Interviú Madrid por 3-2.

Prémio Incentivo | Casa do Povo da Vacariça - Andebol
Introduziu a modalidade Andebol no concelho da Mealhada no ano de 2008, aproveitando o pavilhão gimnodesportivo da instituição para divulgar e dinamizar uma actividade desportiva que não existia no concelho, a qual tem vindo, de ano para ano, a ganhar maior visibilidade e a aumentar o número de jovens praticantes. No ano de 2010 a secção deu início a dois novos escalões, Minis Femininos e Juvenis Masculinos. Em 2010 praticam a modalidade cerca de 90 atletas, divididos por 5 escalões de formação, com idades que vão dos 5 aos 14 anos.

Alto Prestígio | Manuel Jacinto
Distinta figura da Mealhada que ao longo da sua vida tem colaborado graciosamente com muitos dos clubes do concelho da Mealhada, em diversas modalidades, através da realização dos exames médicos desportivos, de consultas aos atletas e do acompanhamento das equipas nas competições. Depois de uma carreira de futebolista, com passagens pela Associação Académica de Coimbra, Grupo Desportivo da Mealhada e o Sport Clube União Torreense, passou a dedicar-se à Medicina Desportiva, tendo apoiado clubes concelhios como a Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Antes, o Casal Comba Real Clube, o Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso (andebol), o Clube Desportivo do Luso, o Futebol Clube da Pampilhosa, o Hóquei Clube da Mealhada, o Sport Benfica e Arinhos e o Vimieira (futebol feminino). Mas há que destacar a sua ligação de 25 anos ao Grupo Desportivo da Mealhada, onde tem ajudado todas as secções desportivas, desde as escolas aos seniores, passando pelo futebol feminino e pelo futsal. é uma personalidade a quem é reconhecida uma contribuição significativa para o desenvolvimento do desporto no Concelho.



(2011-02-01) - Press Release





Tags


desporto gala 



Notícias Relacionadas



Piscina Municipal do Luso abre ao público
17 julho, 2019

Piscina Municipal do Luso abre ao público

A Piscina Municipal do Luso reabre ao público esta quinta-feira (18 de julho) após um período de intervenção decorrente da intempérie de abril de ...