"Dou mais tempo à vida" reuniu centenas de pessoas no Largo do Município

09 julho, 2014

A iniciativa “Dou mais tempo à vida”, que decorreu no concelho da Mealhada nos últimos três meses, chegou ao fim no sábado, dia 5 de Julho. Uma festa dirigida a toda a comunidade, que aconteceu ao longo de todo o dia no Largo do Município e proporcionou a todos os intervenientes um dia com muita animação. O espaço teve direito a tasquinhas, uma zona infantil com insufláveis e brincadeiras diversas e uma área de saúde dedicada à informação, sensibilização e realização de avaliações diagnósticas de prevenção do cancro. Jogos tradicionais, pinturas faciais e a atuação de diversos artistas locais e nacionais garantiram a animação ao longo da festa.

“Dou mais tempo à vida” é uma iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que teve início na Mealhada no passado dia 5 de abril. Um projeto que contou com o empenho de 25 equipas, que ao longo de três meses desenvolveram 60 sessões (de informação e sensibilização e iniciativas de caráter lúdico, animação e convívio) com o objetivo de angariação de fundos a favor da LPCC.

O primeiro momento deste dia de festa foi a Caminhada pela prevenção. Foram muitos os mealhadenses que acederam ao convite. Seguiu-se uma largada de pombas brancas ao som da música tocada pelos professores da Escola de Música da Mealhada e deu-se início à grande festa de encerramento onde se comemorou a prevenção do cancro.

Ao início da manhã, as 25 equipas tinham apurado um total de 26 mil euros, que reverterá na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esse dinheiro servirá para ajudar as famílias e os doentes oncológicos (na alimentação e medicamentos) e também no apoio à investigação. Ao longo do dia este valor terá aumentado, pois tudo o que estava à venda nos stands e tasquinhas também reverteu para a LPCC (neste momento a LPCC ainda não contabilizou o valor total).

Eliana Gonçalves, coordenadora do projeto “Dou mais tempo à vida” na Mealhada, mostrou-se bastante satisfeita com os resultados alcançados com esta iniciativa. “Foi deixada uma sementinha da prevenção do cancro em cada freguesia. Agradeço a todos os que vestiram a camisola da LPCC e que eu não duvido que não a voltam a tirar”, afirmou a coordenadora. “Tudo o que posso dizer é pouco para elogiar esta iniciativa”, disse, por sua vez, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. “Venham sempre que serão sempre bem-vindos”, acrescentou.

Abílio Semedo, responsável pelo projeto “ Dou mais tempo à Vida” na Mealhada, era o rosto da felicidade e do entusiasmo. “Cumpriu-se o sonho que nos pôs a caminho. Reuniram-se condições ótimas para passar a mensagem. Tenho o coração cheio. Hoje só me lembro da frase ‘Se a vida te mostrar que tens 100 razões para chorar, mostra-lhe que tens 1000 razões para sorrir’”, referiu.

Ao longo do dia o Largo do Município foi acolhendo sempre mais e mais visitantes, que deram ainda mais cor, alegria e significado a este dia de festa que terminou por voltas das 00h30 com a atuação do cantor Ruizinho de Penacova.

(2014-07-07) - Press Release