Câmara da Mealhada é "amiga das famílias" do concelho

21 novembro, 2014

Câmara da Mealhada é

A Câmara Municipal da Mealhada recebeu ontem, dia 19 de novembro, a “Bandeira Verde” por boas práticas e políticas “amigas das famílias”. A atribuição do galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” é o resultado de um inquérito realizado a nível nacional pela entidade promotora do projeto, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. “Esta é uma demonstração de que o município está atento e possui respostas de política social que merecem reconhecimento”, considerou, com orgulho, a vereadora da Ação Social da Câmara da Mealhada, Arminda Martins, que ontem, recebeu o galardão na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra. Para além da Mealhada, mais 38 municípios portugueses receberem esta distinção.

A Câmara Municipal da Mealhada foi distinguida, mais uma vez, como “autarquia familiarmente responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). A entrega da “Bandeira Verde”, símbolo do compromisso das autarquias, decorreu ontem, dia 19 de novembro, na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, do presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Manuel Machado, do presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, Luís Cabral, e da representante do OAFR, Margarida Neto.

A autarquia mealhadense foi uma das 39 que foram distinguidas, entre as 102 que responderam ao inquérito realizado pelo OAFR, num total de 308 municípios existentes no território nacional. Neste questionário foram analisadas as políticas municipais relativas à família em dez áreas de atuação: 1.apoio à maternidade e paternidade; 2.apoio às famílias com necessidades especiais; 3.serviços básicos; 4.educação e formação; 5.habitação e urbanismo; 6.transportes; 7.saúde; 8.cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9.cooperação, relações institucionais e participação social e 10.outras iniciativas. As boas práticas das autarquias com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família foram também analisadas no inquérito.

“As políticas a pensar nas pessoas valem a pena, porque as tornam mais felizes e minimizam o sofrimento perante tantas adversidades da vida. Este é um voto de confiança nas políticas que este Executivo, juntamente com os funcionários da autarquia, têm implementado no terreno”, afirmou a autarca Arminda Martins. “Este galardão reforça a nossa responsabilidade, responsabilidade essa agora acrescida e que nos enche de orgulho e motiva para continuar a combater a desigualdade social que tanto aflige o nosso país e à qual, infelizmente, o nosso município não escapa”, acrescentou.

“Será inovando, otimizando e reforçando as boas práticas que temos vindo a implementar, ao nível do apoio às instituições locais, ao nível da dinâmica da Loja Social “Roda Viva”, no apoio às refeições nas escolas, no serviço de teleassistência, no apoio psicotécnico através de campanhas e parcerias com agentes económicos e na continuidade de oferta gratuita no acesso às mais variadas atividades promovidas pelo município seja na área da cultura, desporto, lazer ou outras”, argumentou a vereadora, que concluiu agradecendo aos parceiros, voluntários e funcionários da Câmara Municipal e garantindo que o Executivo “tudo fará para contribuir para o bem estar da população do concelho”.

(2014-11-20) - Press Release