Ir para o conteúdo principal

Bussaco ao Luar dá início às comemorações dos 205 anos da Batalha

01 setembro, 2015

Bussaco ao Luar dá início às comemorações dos 205 anos da Batalha

Realizou-se no passado sábado, dia 29 de agosto, na Mata Nacional do Buçaco, mais uma edição do "Bussaco Ao Luar". Uma iniciativa promovida pela Fundação Mata do Buçaco que inclui uma série de visitas orientadas pelos trilhos da mata nas noites de lua cheia. Desta vez, o tema escolhido foi "Os Caminhos da Batalha do Bussaco" e o principal objetivo foi o de dar a conhecer aos participantes algumas das personagens mais relevantes da Batalha do Bussaco. A iniciativa contou com a participação de cerca de seis dezenas de participantes e marcou o arranque do programa das Comemorações dos 205 anos da Batalha do Buçaco, que decorre até meados de outubro, e que inclui passeios noturnos encenados, exposições, conferências, concertos, recriações históricas e cerimónias militares.

A iniciativa "Bussaco ao Luar" continua a atrair muitos visitantes. Prova disso mesmo, foram os mais de 60 participantes presentes na atividade, realizada no sábado, dia 29 de agosto, que não quiseram perder a oportunidade de descobrir alguns dos mistérios da Mata Nacional do Buçaco, em plena noite de lua cheia.

Um passeio noturno encenado que teve início no Convento de Santa Cruz e que levou os participantes ao longo de um trilho diferente do habitual, inteiramente dedicado à temática da Batalha do Bussaco.

A encenação contou com diversas surpresas. Carmelitas com o seu quotidiano completamente alterado, soldados anglo-lusos e franceses, camponeses que se juntaram ao combate e até Wellington e Massena, este último sempre acompanhado pela sua amante, Henriette Lebreton, surpreenderam os participantes ao longo de todo o trajeto que terminou na Cruz Alta. Aqui, a visão panorâmica que o local possibilita, convidou os presentes a admirar o magnífico luar sobre a Serra do Bussaco.

Uma verdadeira viagem no tempo através da história militar portuguesa, mas também da fauna e da flora da mata nacional, que os participantes certamente guardarão na memória.

A atividade foi promovida pela Fundação Mata do Buçaco com apoio do Centro Social Melo Pimenta.

(2015-09-01) - Press Release







Notícias Relacionadas