Mealhada apura três alunos para fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

24 fevereiro, 2022

Ema Dinis, da Escola Básica de Barcouço, Lisa Campos e Mateus Ramalho, ambos do Centro Escolar da Pampilhosa, são os alunos do primeiro ciclo apurados para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura e que irão representar o Agrupamento de Escolas da Mealhada no universo da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

Os três alunos foram os vencedores de um conjunto de 13 que haviam sido selecionados em cada uma das escolas neste primeiro escalão direcionado ao Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O júri, constituído por Gil Ferreira, vereador da Educação da Câmara Municipal da Mealhada, por Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e por Lúcia Ferreira. professora do Agrupamento de Escolas, sublinha a dificuldade de decisão perante a qualidade dos alunos apresentados a concurso. "Uma decisão nesta fase do concurso nunca é fácil porque o nível dos concorrentes é alto e com desempenhos muito similares entre si. Foi necessário um longo debate para escolher os vencedores", sublinham os membros do júri, parabenizando os 13 alunos selecionados nas escolas - Carolina Oliveira, Gonçalo Catalão, Guilherme Almeida, Maria Cruz e Rodrigo Alves, do Centro Escolar da Mealhada; Joana Martins e Luana Duarte, da Escola Básica de Casal Comba; Luís Nunes, do Centro Escolar do Luso; Tiago Silva, do Centro Escolar da Pampilhosa e Tomás Pedro, da Escola Básica de Antes.

"Importa realçarmos o papel fundamental desempenhado pelas famílias, pela Escola e pelas bibliotecas, quer as escolares quer a Municipal, nesta iniciativa que mostra a grande qualidade do trabalho que é feito neste campo e que, além, de evidenciar o elevado nível dos participantes em termos escolares contribuiu também para a formação de pessoas mais informadas, mais críticas e ávidas de conhecimento", destaca Gil Ferreira, vereador da Educação.

Este concurso realiza-se todos os anos no âmbito do Plano Nacional de Leitura, com a colaboração de diversas entidades, das quais se destaca a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação. Contou com a organização dos professores bibliotecários, Amélia Santos e Pedro Semedo, e com a participação da equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Mealhada e dos professores do quarto ano de escolaridade.

O concurso desenrola-se em quatro fases, sendo que a primeira decorre nas escolas. A segunda fase, municipal, resulta da colaboração entre as bibliotecas escolares e as bibliotecas municipais.  A terceira será a fase intermunicipal, que reúne os representantes dos municípios de uma determinada Comunidade Intermunicipal e em que serão apurados os alunos que disputarão a prova final, a nível nacional, que se realizará a 4 de junho.

Nesta altura estão apurados os representantes do primeiro escalão, seguindo-se, já no próximo mês, o apuramento dos restantes escalões.

Mealhada, 24 de fevereiro de 2022

Press - Ficheiro PDF Press Release - 24 fevereiro 2022