Dia do Município: "Queremos crescer e melhorar a vida de quem aqui vive"

18 maio, 2023

Dia do Município: "Queremos crescer e melhorar a vida de quem aqui vive"

O Dia do Município da Mealhada teve como ponto alto o tributo aos funcionários municipais mais antigos, "num sinal de reconhecimento pelo serviço prestado à comunidade". A cerimónia solene contou ainda com a homenagem a Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal, que termina o seu mandado já no próximo mês de junho.

"Neste dia, pretendemos homenagear os nossos funcionários que, há mais de 35 anos, se dedicam ao serviço público na nossa comunidade. Vocês são o rosto deste Município, o nosso sucesso é o vosso sucesso – e o sucesso de todos nós é o sucesso da nossa comunidade", sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na cerimónia solene que decorreu, esta manhã, no Cineteatro Messias.

Num discurso virado para os munícipes, o autarca realçou o melhor do Município – a qualidade infraestruturas culturais, desportivas, sociais e industriais e os recursos naturais e gastronómicos – para reafirmar o compromisso de ir mais longe, "de incentivar, acompanhar e acelerar o desenvolvimento sustentado do nosso concelho (…) dando resposta a quem investe e trabalha no nosso território".

"Queremos crescer e melhorar a vida de quem aqui vive; queremos consolidar as relações com os concelhos vizinhos e, juntos, construir uma região forte e diferenciadora, capaz de afirmar as suas características distintivas na região alargada e no país", afirmou o autarca, realçando a importância da CIM – Região de Coimbra "no processo de desenvolvimento integrado e articulado".

Raúl Almeida, vice-presidente da CIM-RC, destacou o dinamismo, a qualidade de vida e o empenho e aposta estratégica na área do turismo do Município da Mealhada, com investimentos significativos nesta área como a recuperação do Convento de Santa Cruz do Bussaco".

Homenagem a Pedro Machado

António Jorge Franco quis prestar homenagem, com entrega da medalha da cidade, a Pedro Machado, que termina o mandato à frente da Turismo Centro Portugal em junho, ressalvando o trabalho desenvolvido em toda a região Centro. "Gostaria imenso que continuasses a trabalhar na nossa região, que tanto dignificaste e valorizaste. Não te esqueceremos e continuaremos a contar com a tua vivacidade, empenho e dedicação a este território", afirmou o autarca.

Pedro Machado, em jeito de balanço, salientou "a união de 100 municípios em torno de um propósito coletivo que elevasse a região a caminhar com um propósito comum, de desenvolvimento e promoção turística".

À cerimónia solene, que contou com uma pequena recriação da romaria da Ascensão por parte do GEDEPA, seguiu-se a romagem ao Luso e Bussaco e o almoço partilhado com os funcionários agraciados. A tarde será de feira da Ascensão e conta, esta ano, com a recriação da Via-Sacra.

09h00 | Sessão Solene Dia do Município I Cineteatro Messias

10h00 l Feira de Artesanato l Portas de Sula – Mata Nacional do Bussaco

10h30 | Início Romaria da Ascensão

Romagem Mealhada-Luso, Tapetes Floridos (Luso), Rua Emídio Navarro, Rua Dr. Bissaya Barreto