Dia Municipal da Igualdade assinalado com diversas iniciativas participadas pela comunidade

09 outubro, 2023

A Câmara da Mealhada vai assinalar o Dia Municipal da Igualdade, a 24 de outubro, com diversas iniciativas que envolvem a comunidade, nomeadamente os jovens e as instituições particulares de solidariedade social. Uma pintura mural, uma atividade de fotografias e uma demonstração de arte são alguns dos desafios a pretenderem retratar a "Igualdade".

A recém-constituída Equipa para a Igualdade na Vida Local criada no âmbito do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação (PMIND) lança, este ano, diversos desafios à comunidade para assinalar do Dia Municipal da Igualdade, trabalhando este tema segundo os quatro eixos orientadores: Igualdade entre mulheres e homens, Prevenção e combate à violência contra mulheres e à violência doméstica, Combate à discriminação em razão da orientação sexual, Identidades e expressão de género e características sexuais e a Prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. No próprio dia 24 de outubro, será iniciada a pintura de um mural no Parque da Cidade, pela turma de design da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Esta atividade vai cruzar a formação profissional destes jovens com o tema, pretendendo-se demonstrar a sua visão sobre a Igualdade.

Ainda aos jovens será lançado o desafio "Igualdade pela Lente do Telemóvel", sugerindo que apresentem quatro fotografias, representativas de cada um dos eixos do PMIND, espontâneas ou dramatizadas, editadas ou não, deixando a criatividade (os filtros, os "stickers") ao serviço da expressão fotográfica. As fotografias poderão ser obtidas através de telemóvel ou câmaras fotográficas.

Às instituições particulares de solidariedade social foi proposto trabalharem a Igualdade pela Arte. Cada uma pode escolher representar um dos eixos da Igualdade do PMIND através da pintura, escultura, cinema, fotografia, música, literatura, teatro, dança ou outra forma de arte. O resultado das criações das instituições culminará numa exposição/apresentação intitulada "Iguald’Arte", dirigida a todas as instituições e aberta à comunidade.

Outubro é também o mês em que se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (18 de outubro), sendo que a Autarquia, na pessoa da sua Equipa para a Igualdade na Vida Local, tem assumido um papel de divulgação desta problemática, os seus sinais de alerta e respetivos meios de denúncia e intervenção. As redes sociais e o site da Câmara Municipal irão reforçar, uma vez mais, informação pertinente.

Consciente da importância que a Administração Autárquica Local assume na promoção da Igualdade de Género, a Câmara Municipal da Mealhada tem desenvolvido uma importante ação nesta área, estando a implementar, no quadriénio 2023 a 2026, o seu Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND).

A Igualdade de Género e a Não Discriminação é um princípio de justiça social e um alicerce da democracia que está previsto na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente, na alínea h) do seu artigo 9.º e que consagra, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 09 outubro 2023