Mealhada é "Município Amigo das Famílias"

07 dezembro, 2023

Mealhada é "Município Amigo das Famílias"

O Município da Mealhada recebeu, ao final da tarde de ontem, em Coimbra, pelo 12.º ano consecutivo, a "bandeira verde" de "Autarquia + Familiarmente Responsável", uma distinção atribuída às autarquias que desenvolvem políticas amigas das famílias, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

A Mealhada integra os 108 municípios contemplados com a distinção de "Autarquia + Familiarmente Responsável", recebendo, desde 2015, a bandeira "com palma", a mais alta distinção do OAFR, reservada apenas aos municípios que conseguem a bandeira Verde durante, pelo menos, três anos consecutivos.

Para a atribuição do galardão deste ano foram avaliados dados reportados pelos municípios em 2022 em áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

No caso da Mealhada, destacam-se medidas como o apoio à natalidade, as bolsas de estudo, a Roda Viva - Loja Social, e Habitação social, a Tarifa Social da Água ou o IMI Familiar, em que, além de fixar a taxa no valor mínimo permitido por lei, o Município ainda devolve às famílias um valor consoante o número de dependentes.

"Defendemos um concelho coeso e sustentável, inclusivo e integrador, capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. Por isso, não podemos ser alheios às dificuldades das famílias em situação mais precária. Pelo contrário, procuramos criar condições para as apoiar, procurando equidade nas diversas vertentes do seu dia a dia, seja na edução, saúde ou habitação", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Apesar do número de autarquias contempladas com o galardão ter aumentado este ano, de 95 para 108, está ainda muito abaixo dos 50%, no contexto dos 308 municípios portugueses.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 07 dezembro 2023