Ir para o conteúdo principal

Mealhada afirma-se concelho "amigo do cinema"

03 novembro, 2023

Mealhada afirma-se concelho "amigo do cinema"

A primeira edição do Encontros de Cinema na Mealhada, que decorre, durante todo o dia de hoje (3 de novembro), no Cineteatro Messias, procura posicionar o concelho como amigo do cinema, seja no contexto de ensino/ aprendizagem, seja no contexto de afirmação de "film locations" para a indústria cinematográfica nacional e internacional.

Uma das ideias centrais deste Encontro focou-se na descentralização das produções cinematográficas, com Adriana Rodrigues, da Centro Portugal Film Comission e Turismo Centro Portugal, a defender a necessidade de posicionar a região como um território "facilitador para as produções cinematográficas", referindo que a Centro Film Comission está a trabalhar nesse sentido, criando um catálogo de "film locations" da região. Está ainda a proceder ao levantamento das produtoras existentes que possam servir de apoio e complemento a grandes produções nacionais e internacionais que possam escolher o Centro como palco das suas produções. "O cinema é também uma forma de coesão territorial, porque tem uma vertente cultural, mas também uma interligação com a vertente turística e económica", afirmou.

Opinião partilhada por Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Mealhada, que sublinhou a importância deste encontro "como um espaço dedicado ao cinema e ao seu papel no desenvolvimento do território, quer enquanto promotor cultural, quer como motor de dinâmicas económicas e sociais com efeito transformador na paisagem e na comunidade".

"Sentimos a necessidade de criar um espaço de reflexão e desafiar profissionais com experiência e com projetos diferenciadores para nos ajudarem a pensar novos rumos para o futuro e a posicionar o concelho da Mealhada e a região como um espaço amigo do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e captador de novas produções", referiu a autarca.

Também António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, destacou a produção local e o impacto que a produção cinematográfica pode ter na cultura e no turismo, nomeadamente na promoção dos territórios.

Composto por variadíssimos profissionais da área do cinema, os oradores presentes neste primeiro encontro abordaram questões como a descentralização da produção cinematográfica, a preservação da identidade, tradições e memória, visualizando também um pouco da produção local, como o filme "A Ratoeira", de um grupo de jovens da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e os vídeos / reportagens centrados em tradições mealhadenses, como a Queima do Judas e a Romaria da Ascensão, da autoria de Paulo Fajardo.

O concelho da Mealhada, nomeadamente na Mata Nacional do Bussaco e na vila termal do Luso, tem sido palco para importantes produções cinematográficas e videográficas de nível nacional e internacional, bem como residência para atores, produtores e realizadores.

 

 

Mealhada, 3 de novembro de 2023

Press - Ficheiro PDF Press Release - 03 novembro 2023