Biblioteca Municipal da Mealhada terá Cineconcerto e apresentação de projeto de combate ao isolamento

24 novembro, 2023

A próxima sessão da 4.ª Clássica, dia 29 de novembro, será especial. Ao filme, junta-se a música de Tiago Baptista, no vibrafone, e Hugo Ferreira, na guitarra elétrica, e a apresentação de Justino Melo. Esta é uma das propostas no âmbito do 19.º aniversário da Biblioteca Municipal da Mealhada, que se assinala de 27 a 30 de novembro, e que inclui, no dia 27 a apresentação do projeto "Vemos, ouvimos e lemo-nos", dinamizado pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre.

Cabe ao cinéfilo Justino Melo a apresentação do filme "O homem mosca", realizado por Fred C. Newmeyer e Sam Taylor e com atuação de Harold Lloyd, dia 29 de novembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da Mealhada, ficando a banda sonora a cargo dos músicos Tiago Baptista e Hugo Ferreira. O formato da 4.ª Clássica, iniciativa que exibe os clássicos de cinema comentados por cinéfilos, será, assim, de cineconcerto, com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, através da Secção de Mealhada, com o apoio do Município de Mealhada.

"O homem mosca" é um dos mais emblemáticos filmes de comédia do período mudo norte-americano e é também um dos mais conhecidos de Harold Lloyd, o mítico ator que todos recordam pelos seus óculos redondos, chapéu e proezas físicas que o equiparam a Buster Keaton e Charlie Chaplin. Este filme traz uma das imagens mais icónicas deste período da história do cinema com Harold Lloyd pendurado no cimo de um prédio, agarrado aos ponteiros de um relógio, com todo o movimento da cidade a passar por baixo das suas pernas.

Esta iniciativa integra o programa de comemorações do 19.º aniversário da Biblioteca Municipal da Mealhada, que inclui o "Mercado de Palavras Usadas – Feira de troca de livros", de 27 a 30 de novembro, a oficina "O que te quero dizer – retratos escritos numa máquina de escrever", com o escritor André Pereira, dia 28 de novembro, o espetáculo "Livros?! Não!", da companhia Atrapalh’Arte, dia 29 de novembro, e o Clube de Leitura Letra Grande, dia 30 de novembro, com os escritores António Breda Carvalho e Mário Silva Carvalho.

Apresentação do projeto "Vemos, ouvimos e lemo-nos"
Ainda no âmbito das comemorações, no dia 27, pelas 15h30, destaca-se a apresentação do "Vemos, ouvimos e lemo-nos", um projeto que procura combater o isolamento da população, reunindo idosos em espaços comunitários em torno dos livros e da leitura. Os textos de cada sessão serão desbloqueadores de conversa, para que a vida se partilhe e cada participante cresça em capacitação, autonomia, cidadania e espírito crítico. O projeto surge no âmbito da disciplina de Área de Integração, na turma de 11º ano do curso de Técnico de Informática de Sistemas, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e conta com a colaboração da Associação Tanque, uma associação cultural de Lisboa que tem a decorrer, no Bairro Alto, o projeto 'Poesia no Bairro'.
O "Vemos, ouvimos e lemo-nos" irá operacionalizar-se no concelho da Mealhada, ao longo dos próximos meses, gerando "radares" comunitários (uma associação local, um café local, uma praça, por exemplo) na expectativa de que estes perdurem no tempo e se multipliquem no nosso território.

O Cineclub Bairrada
O Cineclub Bairrada tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada e tem vindo a apostar na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a novos criadores da região.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 24 novembro 2023