Ir para o conteúdo principal

Mealhada distinguida "Município Amigo do Desporto"

28 novembro, 2023

Mealhada distinguida "Município Amigo do Desporto"

A Câmara Municipal da Mealhada recebeu, ontem, o galardão dos Municípios Amigos do Desporto. Desde 2017 que o Município recebe este reconhecimento público, que espelha a excelência das atividades desportivas desenvolvidas no concelho, bem como as iniciativas de promoção de estilo de vida saudável para a população.

É já o sétimo ano consecutivo que o Município da Mealhada recebe esta distinção atribuída pela plataforma Cidade Social e avalizada pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, um prémio que reconhece, distingue e promove as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

"É um orgulho receber este prémio que reflete o que temos feito a diversos níveis, seja no apoio às coletividades desportivas, procurando dar resposta às suas necessidades, nomeadamente ao nível de infraestruturas, seja nas diversas ações que disponibilizamos à população para evitar o sedentarismo e promover a saúde física e mental e que têm merecido grande adesão, como sejam programas como o "+Movimento sénior", o "+Movimento em família", o "+Movimento pela sua Saúde" e o "Domingos no Parque", entre outros", refere Ricardo Santos, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Mealhada.

"Outra das vertentes é a contínua aposta em receber eventos nacionais, possibilitando, muitas vezes, que profissionais do desporto contactem com os clubes e atletas locais", sublinha o autarca.

Para atribuição do título "Município Amigo do Desporto" são tidas em conta dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.

O objetivo da Cidade Social é reunir uma rede de cidades nas quais a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 28 novembro 2023






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...