Arquivo Municipal da Mealhada procura memórias e registos para construir exposição do 25 de Abril

23 janeiro, 2024

O Arquivo Municipal da Mealhada dá início, hoje, Dia Mundial da Liberdade, às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, com a criação de uma exposição evocativa do 25 abril. Sob o mote "Que memórias vamos nós deixar às gerações futuras?" apela a toda a comunidade a partilha de fotografias, cartazes, registos e até memórias para a criação da exposição "25 DE ABRIL, ONTEM, HOJE E AMANHÃ".

"Em 25 de Abril de 1974 tudo mudou! Nessa madrugada começava a democracia após quase meio século de ditadura. Foram transformações profundas na política, na economia, na sociedade. Que memórias vamos nós deixar às gerações futuras?" É a partir desta nota introdutória que se pretende construir exposição "25 DE ABRIL, ONTEM, HOJE E AMANHÃ", não só a partir de documentação institucional, mas apelando à participação de toda a comunidade.

Com fotografias, documentos, cartazes, peças que estejam por casa e até memórias de quem viveu intensamente o antes e o pós-revolução. Assim, até 1 de abril, pede-se à população que partilhe com o Arquivo Municipal o seu espólio, físico ou intangível, de forma a que seja possível organizar todos os elementos numa exposição que celebre os valores de abril e retrate a vida do nosso concelho - da ditadura aos nossos dias - com base nos contributos de cada munícipe.

Até 01 de abril de 2024, pede-se à população que contacte o Arquivo Municipal e entregue as suas fotografias, registos ou documentos para digitalização ou partilhe as suas histórias e memórias. Poderá fazê-lo fisicamente ou através do envio para cultura@cm-mealhada.pt".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 janeiro 2024