Autarquia dá continuidade a sessões de informação nas Juntas sobre “Protecção e Defesa da Floresta”

10 agosto, 2011

As duas prÓximas sessões de informação promovidas pela autarquia, em colaboração com a Organização Florestal Atlantis (OFA) sobre “Protecção e Defesa da Floresta” realizam-se nos dias 8 e 9 de Setembro, ambas pelas 21h00, nas Juntas de Freguesia do Luso e de Casal Comba, respectivamente. Mais uma vez, em cima da mesa vão estar assuntos como a protecção da floresta, o licenciamento de novas plantações, as técnicas de mobilização do solo e a certificação da floresta.

As sessões de esclarecimento em torno da Floresta já efectuadas nas Juntas de Freguesia (Mealhada e Barcouço) revelaram-se um êxito, tendo a adesão superado quaisquer expectativas. A Câmara Municipal espera, assim, nas reuniões seguintes com o advento de um grande número de participantes interessados numa temática que carece da responsabilidade e do envolvimento de todos – Governo, autarquias e cidadãos.

Os tÓpicos a desenvolver prometem voltar a cativar muita gente, sobretudo donos de terrenos florestais que pretendem tirar o melhor partido da sua propriedade.

Neste encadeamento, vão ser analisados temas como: os procedimentos necessários para a realização de uma plantação; o tipo de floresta a instalar na região e as melhores práticas de gestão florestal; o apoio técnico como ferramenta essencial no aumento de produtividade/ rentabilidade dos povoamentos florestais; a certificação da gestão florestal como oportunidade que o proprietário dispõe para ganhar mais dinheiro com a floresta e, ainda, as ameaças à floresta no concelho da Mealhada.

A Organização Florestal Atlantis (OAF) é uma associação de desenvolvimento florestal, criada em 2009, que intervém nos territÓrios dos concelhos de Anadia, Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro e Vagos. Aliada à OAF, a autarquia está empenhada em desvendar as fragilidades da floresta no município, bem como possíveis caminhos e soluções.

(2011-08-10) - Press Release