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RODA VIVA divulga dados relativos a 1° ano de actividade

17 outubro, 2011

RODA VIVA divulga dados relativos a 1° ano de actividade
A RODA VIVA – Loja Social divulga, no mês do seu aniversário, dados relativos a seu primeiro ano de actividade. Os números apontam para uma “procura cada vez mais recorrente”, indicando 105 agregados familiares beneficiários, num total de 289 pessoas oriundas de todo o concelho, a socorrer-se da valência social. As problemáticas são as já habituais situações de carência de famílias que apresentam baixos rendimentos, mas “cada vez mais” a Loja Social se depara com “situações actuais de desemprego e endividamento das famílias”. O balanço em termos de movimento de bens é “muito positivo”, tendo sido registadas 420 doações e efectuados 460 atendimentos a beneficiários. O bem mais doado é o vestuário e os alimentos são o bem mais solicitado.

Com base numa análise levada a cabo pelo sector da Acção Social da autarquia, verifica-se que o bem mais doado à Loja Social é o vestuário, sendo que este é igualmente o que é distribuído com maior frequência. Os alimentos são, por outro lado, o bem que é mais solicitado, facto que os técnicos da Câmara Municipal consideram estar “associado à crise econÓmica que o país e a sociedade atravessam”. E explicam: “O aumento do desemprego e o crescente endividamento de algumas famílias que não estão a ser capazes de cumprir com todos os seus compromissos colocam os agregados familiares no limiar da pobreza e da exclusão social, tornando-se incapazes de garantir a satisfação das suas necessidades básicas”, justifica o sector da Acção Social.

A RODA VIVA tem-se “constituído como uma vertente comunitária muito forte”, admite a autarquia, e os que mensalmente a procuram têm beneficiado dos mais variados bens, desde vestuário, calçado, livros e brinquedos, electrodomésticos, material informático e mobiliário. Em comunicado, o gabinete da Acção Social da Câmara refere que “desde a sua implementação, a Loja Social contou com a enorme solidariedade dos munícipes que, particular ou colectivamente, entregaram um vasto leque de donativos”, possibilitando a “capacidade de resposta às inúmeras solicitações das famílias”.

De acordo aquele departamento da autarquia, o objectivo de “suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas através da distribuição de bens” a que se propõe a Loja Social “tem sido cumprido”, muito graças ao contributo de entidades particulares e colectivas e ao voluntariado, que “garantem a abertura de Loja”. A Acção Social não descura, assim, o agradecimento “a todas as entidades que com os seus donativos contribuíram para que fossem alcançados os objectivos deste projecto”. E deixa uma nota especial aos seis voluntários que, actualmente, “ocupam o seu tempo livre ajudando aqueles que mais necessitam” e, ainda, aos que já colaboraram no projecto social, congratulando-os por “de uma forma solidária e desinteressada” prestarem o seu "precioso contributo”.

No final do primeiro ano de actividade da RODA VIVA, é possível fazer um balanço “muito positivo dos resultados obtidos, o que gratifica bastante o trabalho realizado e incentiva o trabalho futuro”. Numa primeira análise, a Loja Social considera estar a “cumprir os seus objectivos e a prosseguir os fins para os quais foi implementada”. Contudo, admite que “muito mais e melhor existirá a fazer”.

1. Resultados da actividade da Loja Social

1.1. Distribuição dos agregados familiares por freguesia
Em relação à residência dos agregados familiares beneficiários, verifica-se que os mesmos se encontram distribuídos pelas oito freguesias do concelho, sendo que as freguesias com maior número de agregados familiares apoiados são a freguesia da Mealhada (39 famílias) e a freguesia da Pampilhosa (24 famílias), correspondendo a 37,1% e a 22,9%, respectivamente, do total dos agregados familiares.

1.2. Composição do agregado familiar
No que diz respeito à composição dos agregados familiares apoiados pela RODA VIVA – Loja Social, nomeadamente quanto ao número de elementos que dele fazem parte, verifica-se o seguinte: os agregados familiares constituídos por dois elementos são os mais frequentes, com 39 famílias, o que equivale em termos percentuais a 37,1%. Seguem-se os agregados familiares constituídos por três e quatro elementos, ambos com 20 famílias e uma representatividade de 19% cada.

1.3. Distribuição etária dos beneficiários titulares
Relativamente à caracterização etária dos titulares do Cartão de Utente da Loja Social, verifica-se que a faixa etária com maior representatividade é a dos 40 aos 44 anos, com 16 elementos, o que em termos percentuais equivale a 15,2% do total. Logo a seguir sobressaem as faixas etárias dos 30 aos 34 anos e a dos 50 aos 54 anos, ambas com 13 elementos, representando cada uma 12,4%. Menos representativa é a faixa etária dos 60 aos 64 anos, sendo que existem apenas dois titulares com idades compreendidas entre aqueles valores (1,9%).

1.4. Situação profissional dos beneficiários titulares
Em 68 agregados familiares, dos 105 analisados, verifica-se que o seu beneficiário titular se encontra desempregado, o que equivale a 64,8%. Importa ainda referir, que no total dos 105 agregados familiares apoiados pela RODA VIVA – Loja Social, durante este seu primeiro ano de actividade, existem 56 famílias em que, para além do titular, existe outro elemento em idade activa ou em idade de reforma. Destes, constata-se que 23 indivíduos se encontravam também desempregados, 22 exerciam uma actividade e nove estavam em situação de reforma.

1.5. Movimento de bens
Neste campo, é possível determinar que, de Outubro de 2010 a Setembro de 2011, foram registadas 420 doações e efectuados 460 atendimentos a beneficiários. Ao fim deste primeiro ano, a RODA VIVA conta já com um total de 196 doadores registados, particulares e colectivos que, até à data, entregaram um vasto leque de donativos, perfazendo um total de, aproximadamente 28 000 artigos, que no geral se apresentam em bom estado, dando assim a possibilidade de se cumprirem os objectivos que estão na génese da implementação da Loja Social, oferecendo assim uma maior capacidade de resposta às inúmeras solicitações das famílias apoiadas.

(2011-10-17) - Press Release






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