Atendimento, Acompanhamento e Encaminhamento

O atendimento à população constitui uma das áreas de intervenção básica do Setor de Ação Social (SAS). A partir do atendimento, acompanhamento e encaminhamento de situações, a nível individual ou familiar, procura-se através de um trabalho de articulação interinstitucional e do aproveitamento dos recursos endógenos e exógenos, dar respostas mais adequadas às situações em presença. Ao nível de recursos humanos, o Gabinete do SAS é constituído por 3 técnicas/o superiores de serviço social (2 mulheres e 1 homem) e 1 técnica superior de psicologia, 1 assistente técnica. Os principais motivos de afluência ao SAS da comunidade portuguesa e da comunidade imigrante, prendem-se com:

  • Pedidos de apoio financeiro (habitação, saúde, equipamentos sociais);
  • Apoio alimentar (programas alimentares);
  • Apoio psicológico;
  • Inscrição nos bairros sociais do município;
  • Inscrição na "Roda Viva"- Loja Social;
  • Esclarecimento de dúvidas em relação a medidas de apoio;
  • Apoio no âmbito do Gabinete de Apoio ao Emigrante;
  • Acompanhamento no âmbito do Gabinete de Apoio ao Jovem;
  • Acompanhamento ao nível da medida Rendimento Social de Inserção;
  • Apoio ao nível da Ação Social Escolar - Auxílios Económicos para 1º CEB;
  • Inscrição no Banco Local de Voluntariado;
  • Apoio psicossocial;
  • Procura de emprego/formação profissional;
  • Esclarecimentos de direitos e deveres;
  • Renovação de título de residência;
  • Contactos com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras;
  • Contactos com consulados e embaixadas;
  • Inscrição em cursos de português.


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