Ir para o conteúdo principal

Mealhada vai receber rolha de espumante gigante do projeto Rota da Bairrada

01 outubro, 2012

Mealhada vai receber rolha de espumante gigante do projeto Rota da Bairrada
O concelho da Mealhada vai receber, no prÓximo dia 8 de outubro, pelas 15h30, o novo pÓrtico da Rota da Bairrada. A rolha de espumante gigante vai ser colocada na rotunda junto ao Lidl, à semelhança do que tem acontecido nos concelhos que pertencem a esta associação. A instalação dos pÓrticos e dos outdoors com o slogan Unlimited Colours of Bairrada fazem parte do “Projeto de dinamização da Bairrada”, que está ser promovido pela Associação Rota da Bairrada.

Os pÓrticos, em forma de rolha de espumante, e os outdoors, com o slogan Unlimited Colours of Bairrada fazem parte do “Projeto de dinamização da Bairrada”, que está a ser promovido pela Associação Rota da Bairrada, e visam identificar as principais entradas do territÓrio da Bairrada e despertar a curiosidade de todos os que se deslocam ou visitam os oito concelhos da região, que são águeda, Anadia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos. Um projeto que está a ser financiado pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007 – 2013.

A escolha da rolha, como símbolo identificativo, “deve-se à evocação da epopeia Bairradina da criação do primeiro espumante em Portugal em finais do seculo XIX. Uma rolha cuja monumentalidade estética e plástica resgata o papel fulcral de todos os produtores-engarrafadores, caves e Municípios da Região na divulgação, promoção e valorização de um dos principais ex-libris vínicos de Portugal – o Espumante Bairrada”, avança a associação.

Com o intuito de acrescentar à região da Bairrada um ícone do territÓrio, do seu desenvolvimento e da sua projeção, a Associação Rota da Bairrada desafiou a Ideias Intensas para criar um pÓrtico demarcador com base na ‘rolha’. Consciente de uma simbologia de leitura rápida, sÓbria, apelativa, com materiais nobres ausentes de corrosão e erosão, a Ideias Intensas criou uma rolha de dimensões consideráveis cujo suporte para a elevar foi inspirado na forma duplicada da garra utilizada, desde o século XIX até há bem pouco tempo, para estancar a rolha de cortiça no processo de dégorgement.

A preocupação estética conciliada com a ergonÓmica fundiu-se numa peça única sem pontos de ligação visíveis, desprovida de arestas, retro-iluminando a legenda do município e da região.

Mais informações em www.rotadabairrada.pt

*Com Associação Rota da Bairrada

(2012-10-01) - Press Release






Notícias Relacionadas



Cabine de Leitura ao dispor da comunidade
19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições ...