Ir para o conteúdo principal

Buçaco recebe amanhã simpÓsio sobre a floresta

05 junho, 2014

Buçaco recebe amanhã simpÓsio sobre a floresta
O Palace Hotel do Bussaco recebe já amanhã, sexta-feira, 6 de junho, na sua Sala dos Brasões, o primeiro SimpÓsio “Viver a Floresta – Diferentes Visões para os Recursos EndÓgenos Renováveis”. Um evento organizado e coordenado pela Fundação Mata do Buçaco (FMB), que conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do Palace Hotel do Bussaco. Um simpÓsio dedicado ao patrimÓnio natural e ao tema das Florestas, que conta com um painel de oradores de excelência e que, segundo o presidente do Conselho Diretivo da FMB, Fernando Correia, “pretende contribuir para uma melhor compreensão dos benefícios das florestas, nas suas mais variadas vertentes”.

é uma ação de divulgação e debate, que pretende promover um momento de reflexão e troca de opiniões sobre a temática da Floresta, bem como fomentar a troca de contatos e sinergias entre os participantes. “Viver a Floresta – Diferentes Visões para os Recursos EndÓgenos Renováveis” é o tema do simpÓsio, que conta com um painel de oradores notável e a intervenção, entre outros, do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, do reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, e da vice-reitora da Universidade de Coimbra, Helena Freitas.

A sessão de abertura está marcada para as 9h15, na Sala dos Brasões do Palace Hotel do Bussaco. Seguem-se, depois, três painéis. O primeiro, intitulado “A Floresta como geradora de recursos valorizados” irá decorrer até às 12h30. Haverá, então, uma pausa para almoço e a Fundação Mata do Buçaco convida todos os participantes a almoçar no restaurante João Vaz, do Palace Hotel do Bussaco, onde poderão apreciar a gastronomia local. A refeição tem o custo de 25 euros por pessoa. O período da tarde inicia-se às 14h30 com o segundo painel, “Certificação: conservação, educação, impacto social e economia” e segue-se o terceiro, intitulado “Riscos e patologias”, que inicia às 16h30 e termina às 17h45.

“Esperamos poder assim contribuir para uma melhor compreensão de quão benéficas são as nossas Florestas, nas mais variadas vertentes. A realidade é que as Florestas são impactantes em todos os setores da nossa Sociedade – e é hora de percebermos isso, em todas as suas dimensões e suas implicações. A Fundação Mata do Buçaco, enquanto entidade tutelar e de gestão da Mata Nacional do Buçaco, tem e deve desempenhar um papel preponderante nesta equação”, avança o Presidente do Conselho Diretivo da FMB, Fernando Correia, deixando o convite a todos os interessados. A entrada é gratuita. A inscrição é obrigatÓria e deve ser efetuada para o e-mail gabpresidencia@fmb.pt.

Momentos especiais, oportunidades únicas.
Sob o mote “Para momentos especiais…oportunidades únicas!”, a Fundação Mata do Buçaco oferece ainda aos participantes a oportunidade de participarem em três pausas surpreendentes ao longo do dia. Assim, pelas 10h30, poderão degustar o Morgado do Buçaco, uma iguaria premiada com ouro no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa e distinguida como a melhor das melhores e a assinatura do protocolo entre a Pastelaria Latina de Aveiro e a FMB, com o lançamento da campanha “Buçaco com gosto: um Morgado, uma árvore”.

A segunda pausa decorre pelas 16h15 e os participantes poderão participar na prova de Folhas, Pedrinhas e Frutos da Mata do Buçaco, uma prova composta por bolachinhas, biscoitos e bombons de chocolate produzidos com matérias-primas endÓgenas da mata, e a assinatura do protocolo entre a Escola de Hotelaria de Coimbra e a FMB. “Este será um dos prÓximos produtos que irá contribuir para a diferenciação crescente da Mata e da Fundação como local de excelência”, lê-se no folheto informativo.

às 18h tem início a terceira pausa, “Prova de vinhos + eco”. Um momento para apreciar o vinho “Imaginem” (Henrique Uva/ Herdade da Mingorra | Beja), que tem uma pegada de carbono comprovadamente menor do que a de um vinho comum (garrafa mais pequena e mais leve do que o normal para o seu segmento, com um rÓtulo e contra-rÓtulo em papel reciclado e uma rolha de cortiça natural com certificação FSB) e a assinatura do protocolo entre a Herdade da Mingorra e a FMB, “um compromisso e aposta clara de ambas as instituições em iniciativas de ‘produção com menos recursos e mais engenho’, que enquadrem ‘experiências únicas e sustentáveis’ e que se traduzam numa cada vez menor pegada de carbono afeta aos produtos de consumo”, lê-se no mesmo folheto.

(2014-06-05) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...