Ir para o conteúdo principal

Aposta em luminária led permitiu poupar 32 mil euros em custos energéticos em 2023

11 abril, 2024

Aposta em luminária led permitiu poupar  32 mil euros em custos energéticos em 2023

A aposta na substituição de luminária led tem originado poupança significativa no Município da Mealhada, quer na iluminação pública, quer na iluminação privada. A estimativa é a de que o município, num ano, tenha poupado cerca 32 mil euros em custos de iluminação.

A atualização e modernização para luminárias led na via pública, no âmbito da "Campanha Led", da E-redes, totalizou a instalação 454 lâmpadas em todo o concelho, o que implicou uma redução de custo de energia estimada em cerca de 32 mil euros. Os dados oficiais revelam uma redução de consumo de 2.352,66 MWh e de redução de emissão de 312,18 toneladas de CO2.

No Município da Mealhada, a E-redes atingiu os 58,6% de iluminação pública de led e, para 2024, estima-se a colocação de mais 818 luminárias led.

A este ganho do Município no custo da iluminação pública soma-se a poupança obtida pela substituição de luminária em diversos equipamentos municipais, desde escolas a equipamentos desportivos, como pavilhões e campos, e culturais, como sejam o Pavilhão Municipal do Luso, a Escola Básica 2/3 da Pampilhosa, os pavilhões de escolas da Mealhada e de Ventosa do Bairro, o Campo de Futebol do Carqueijo ou o Cineteatro Messias.

"Esta ação concertada da E-Redes e do Município revela uma otimização de recursos.  Fizemos um investimento de mais de 100 mil euros na colocação de sistemas energeticamente mais eficientes e acreditamos que, em poucos anos, conseguimos recuperar esse investimento, além dos ganhos ambientais", ressalva António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 11 abril 2024






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...