Câmara da Mealhada finaliza 2023 com altas taxas de execução de receita e de despesa

12 abril, 2024

A Câmara Municipal da Mealhada encerrou o ano 2023 com altas taxas de execução, quer de receita, quer de despesa. A receita totalizou de 27.820.745 euros, com uma taxa de execução global na ordem dos 86,74%, enquanto a despesa foi de 22.851.927 euros, com uma taxa de execução de 71,25%, o que traduz o investimento da autarquia em diversas obras.

As despesas de capital atingiram, em 2023, 8.258.671 euros, o que  traduz o investimento em variadíssimas obras em curso ou em fase de conclusão, nomeadamente, o novo edifício Paços Município, o Chalet Suiço; a requalificação da escola secundária, a requalificação da urbanização do Choupal, a reabilitação da ex-EN235, entre o Luso e o limite do concelho com Penacova; a reabilitação de arruamentos diversos no concelho, a realização de pequenos trabalhos de drenagem, muros e calcetamentos na Rua dos Lavadouros e Rua dos Bárrios, em Casal Comba, o prolongamento das Redes de saneamento nas Freguesias de Barcouço, Casal Comba e Luso, a Esplanada da Mealhada, o Parque de estacionamento da Pampilhosa, a colocação de abrigos de passageiros e a aquisição de terrenos para construção da Praia Fluvial da Ferraria.

"Conseguimos dar bom andamento a diversas obras e fazer um conjunto de investimentos absolutamente essenciais à qualidade de vida da nossa população", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A taxa de execução de despesas de capital reflete ainda a conclusão de obras de beneficiação da piscina municipal da Mealhada, a conclusão da construção dos Balneários do Campo de Futebol Municipal do Luso, a reabilitação da iluminação do campo do pavilhão do Luso; a substituição do relvado sintético do campo de treinos de Mealhada, a substituição de caleiras nos pavilhões de Casal Comba e Barcouço, a ligação de sistemas em alta e baixa – Ponto de entrega do Carqueijo; a estabilização de Emergência no seguimento do grande incêndio florestal no concelho da Mealhada, a manutenção de Faixas de Gestão de Combustível, as obras no Arquivo Municipal, no Tribunal e no Antigos Bombeiros da Pampilhosa e a criação de nova sala na EB1 da Mealhada.

Fatia de relevo foi o investimento relacionado com a aquisição de viaturas para reforço da frota do Município: quatro viaturas ligeiras, aquisição de varredoura aspiradora urbana, aquisição de viatura de recolha de resíduos urbanos - Projeto Mealhada Porta a Porta, a aquisição de viatura de recolha de biorresíduos equipada com sistema de lavagem de contentores – Projeto Mealhada e Biorresíduos e a aquisição de cilindro compactador.

Destacam-se ainda a aquisição e instalação de compostores comunitários e de compostores domésticos; reabilitação dos sistemas semafóricos da Vimieira e Pampilhosa; a aquisição de mobiliário escolar e quadros interativos; a aquisição do Software de gestão de instalação desportiva e equipamento de controlo de acessos para a piscina municipal de Mealhada, a aquisição de contentores para resíduos indiferenciados; o sistema de nebulização de ilhas de calor do parque da Cidade ou a obra de sombreamento das áreas exteriores da Escola Básica n.º 2 da Mealhada, o investimento em iluminação led e a requalificação de diversos caminhos agrícolas, por exemplo, na freguesia de Casal Comba.

"Atuámos em diversas vertentes, desde a dotação de meios ao município para a prestação de melhor serviço à comunidade à aposta significativa na sustentabilidade e ambiente do nosso município", evidencia o autarca.

No que se refere à receita, o Município finalizou 2023 com um total geral de receita cobrada de 27.820.745 euros, apresentando, em termos globais, uma taxa de execução de 86,74%.

"Estes valores revelam o rigor do orçamento apresentado. Apesar de ambiciosos, somos realistas quer nas propostas que fazemos à população, quer nos projetos e desenvolvimentos que almejamos para o nosso município", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Os documentos de prestação de contas serão apresentados à Assembleia Municipal da Mealhada marcada para dia 29 de abril.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 12 abril 2024

economia obras