Ir para o conteúdo principal

Sement Event 14: a natureza e a floresta em destaque de 22 a 30 de novembro na Mata do Buçaco

27 outubro, 2014

Sement Event 14: a natureza e a floresta em destaque de 22 a 30 de novembro na Mata do Buçaco

A quarta edição do Sement Event já tem data marcada: de 22 a 30 de novembro. Uma iniciativa da Fundação Mata do Buçaco, F. P., que pretende não só assinalar o Dia da Floresta Autóctone, mas também dar a conhecer as atividades desenvolvidas pelo Projeto BRIGHT (Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, apoiado pelo Programa LIFE+/Biodiversidade da Comissão Europeia). Com o título “A nossa Floresta, O nosso Futuro”, o evento é inteiramente dedicado à natureza e à floresta, apresentando um conjunto diversificado de iniciativas, desde ações de voluntariado, seminários, formações e exposições. A oferta do Trilho Invasoras e Trilho Adernal, bem como visitas especiais ao interior do famoso Palace Hotel do Bussaco e a descentralização do evento para o Luso, são algumas das novidades desta edição 2014.

O Sement Event é uma iniciativa da Fundação Mata do Buçaco F. P., que vai já para a sua quarta edição e tem como objetivo reunir os mais diversos públicos, do profissional ao geral, num evento que destacam as temáticas da natureza e da floresta. Uma iniciativa que oferece um programa diversificado, com ações de voluntariado, seminários, formações e exposições, e outras atividades, que irão decorrer numa semana dedicada à propagação de espécies autóctones, valorização e renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras (lenhosas e herbáceas).

Nesta edição, há novidades. Durante o Sement Event’ 14, a Fundação Mata do Buçaco, F. P. disponibilizará gratuitamente a todos os interessados visitas orientadas aos trilhos da Mata Nacional criados no âmbito do projeto BRIGHT: o Trilho Invasoras e Trilho Adernal. Para além disso, entre as visitas guiadas gratuitas que estão contempladas no programa, há uma muita especial: ao interior do Palace Hotel do Buçaco. Por último, outra novidade na programação do evento: as iniciativas não se vão centralizar na Mata Nacional do Buçaco, como era hábito até então, mas algumas delas irão realizar-se na vila do Luso, no auditório do Grande Hotel de Luso.

Programação:

22 a 30 de novembro
Sement Event | A nossa Floresta, O nosso Futuro
Inscrições: geral@fmb.pt
Público-Alvo: Público em geral, famílias, turistas, especialistas
Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória.

22 – 30 Nov | Exposição: Os cogumelos da Mata (Local: Cafetaria do Parque da Cidade da Mealhada)
| Exposição: Visões da Mata (Local: Palace Hotel)
| Exposição: Bussaco ilustrado (Local: Grande Hotel de Luso)

22 Nov | Conferência: “Espaços Naturais, valor para as populações” (local: Grande Hotel de Luso - Oferta de Coffee Break e Almoço)

23 Nov 9h30|12h30 | Ação de voluntariado: plantação de árvores na Mata Nacional do Buçaco (evento “Florestar Portugal 2014”)
14h30 | Visita à Mata, Convento de Sta Cruz e Palace Hotel do Bussaco
14h30|17h00 | Oficina: Sementes com Vida (para crianças e famílias) (gratuito)

24 – 28 Nov | Ações de voluntariado (com IPSS, escolas, empresas e instituições)
Visita à Mata e Convento de Sta Cruz (todos os dias | 15h)

29 Nov | Conferências: “Projeto BRIGHT: Mata Nacional do Buçaco, património para todos ” (local: Grande Hotel de Luso) - ( Oferta de Coffee Break e Almoço )
15h – Visitas orientadas: Adernal e Invasoras – (Local: Mata Nacional do Buçaco)

30 Nov 9h30 | 13h00 - Formação em controlo de invasoras ( Oferta de Coffee Break e Almoço )
14h30 | 16h30 – Propagação da Floresta Autóctone

Nota:

Alojamento:
- Desconto de 20% na estadia nas Casas do Bussaco Al e TER - apenas para participantes no evento (válido para estadias entre os dias 21 de novembro e 1 de dezembro, mediante pedido prévio e disponibilidade e não dispensa a consulta dos respetivos regulamentos) .
Informações : 231937000
Reservas: turismo@fmb.pt

- Hotel Central - Preços especiais para participantes no evento:
Quarto duplo - 38€
Quarto single - 28€

- Parque de Campismo do Luso - 20% de desconto sobre o preço de tabela do Parque para tendas e bungalows para participantes.

Restaurantes:
- Restaurante O Cesteiro - 10% de desconto nas refeições dos participantes mediante aviso prévio (sobretudo para grupos) e devida apresentação do registo no evento.

(2014-10-27) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...