Ir para o conteúdo principal

Cuidadores riram e choraram juntos em encontro motivacional do concelho

05 junho, 2018

Cuidadores riram e choraram juntos em encontro motivacional do concelho

Cerca de 80 pessoas participaram no primeiro Encontro Motivacional de Cuidadores e partilharam experiências, emoções e ouviram conselhos para que o seu dia-a-dia seja menos desgastante física e psicologicamente. E ouviram um enorme obrigado institucional da Autarquia e das direções das IPSS, mas também dos utentes que cuidam.

A iniciativa reuniu colaboradores das instituições de solidariedade social (IPSS) do concelho da Mealhada com as valências da terceira idade e deficiência e promoveu o contacto entre estes profissionais que se debatem, diariamente, com as mesmas dificuldades, o desgaste, as mesmas emoções, cada um na sua instituição. Juntos, sob a orientação de Ricardo Pocinho, da Associação Nacional de Gerontologia Social, riram, choraram, partilharam sentimentos, ouviram orientações sobre a felicidade, a postura no trabalho e sobre a valorização profissional, numa espécie de oficina prática de empoderamento.

Ricardo Pocinho sublinhou que "as autarquias têm um papel importante na condução de uma estratégia concelhia, capacitando e motivando os mais jovens para trabalhar nesta área, e dinamizando ações junto das IPSS que lhes forneçam conhecimentos e ferramentas para os dirigentes".

Salientou ainda a importância do encontro, "pois demonstra visão de trabalho em rede e aproveitamento de recursos. Num país envelhecido, apenas a capitação dos cuidadores e ações de políticas locais pelo e para o envelhecimento poderão minimizar os custos que um país de velhos terá por consequência".

Foi um dia em que o cuidador foi cuidado e a quem foram gratos os representantes das direções das IPSS, bem como o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro. Mas o maior obrigado veio dos próprios utentes. Num pequeno vídeo transmitido na sala, idosos e portadores de deficiência agradeceram o apoio, a ajuda diária e até a companhia prestados pelos seus cuidadores.

Este primeiro Encontro Motivacional para Cuidadores, organizado pela Rede Social da Mealhada, procurou realçar a importância do cuidador no contexto comunitário e social do território. O sucesso desta primeira edição garante a continuidade da iniciativa, de forma a que todos os cuidadores possam estar presentes em, pelo menos, um destes encontros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 05 junho 2018






Notícias Relacionadas



300 pessoas a desfilar na Mealhada
20 junho, 2018

300 pessoas a desfilar na Mealhada

Cerca de 300 representantes de instituições particulares de solidariedade social do concelho da Mealhada vão desfilar, no dia 29 de junho, entre as 18 ...

Rede Social quer dizer "Obrigado" aos cuidadores dos idosos do concelho
29 maio, 2018

Rede Social quer dizer "Obrigado" aos cu

A Rede Social da Mealhada realiza, dia 2 de junho (sábado), na Escola Profissional Vasconcellos Lebre o primeiro Encontro Motivacional para Cuidadores, ...