Município da Mealhada distinguido por ser autarquia familiarmente responsável

25 novembro, 2020

Município da Mealhada distinguido por ser autarquia familiarmente responsável

O Município da Mealhada voltou a ser distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) com a  Bandeira Verde com Palma, a mais alta insígnia atribuída pelo OAFR, reservada  apenas a municípios que desenvolvem "práticas amigas das familias" por três ou mais anos consecutivos.

É o nono ano que a Mealhada é distinguida pelas políticas em benefício das suas populações. A primeira vez que recebeu a bandeira de ?Autarquia Familiarmente Responsável? foi em 2012, sendo que, desde 2015 recebe a bandeira ?com palma?, como evidência da regularidade na manutenção do prémio e das políticas de apoio às familias. Uma avaliação feita pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, tendo em conta a análise em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. Entre as medidas valorizadas estão o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares ou o cheque bebé.

"É com satisfação que recebemos esta distinção. Os nossos serviços trabalham para o nosso concidadão e, em concreto, o Serviço de Ação Social procura estar próximo da nossa população com os diversos programas que vai desenvolvendo e com os quais vamos apoiando as famílias que necessitam", sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 22 novembro 2020