Câmara da Mealhada aprova protocolos de financiamento para carnaval

12 dezembro, 2023

Câmara da Mealhada aprova protocolos de financiamento para carnaval

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de financiamento para a próxima edição do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que se traduz num apoio de 15.880 euros à Associação de Carnaval da Bairrada (ACB). Aprovou ainda os protocolos de comparticipação direta às escolas de samba no valor máximo de 55 mil euros.

O protocolo com a ACB estabelece uma comparticipação 15.880 euros, sendo 10.880 euros para a realização do Carnaval 2024 e de 5 mil euros para a realização do Carnaval da Criança, um evento que envolve escolas e instituições particulares de solidariedade social do Município.

O protocolo contempla ainda a habitual clausula de atribuição de um valor extraordinário de 24 mil euros "caso ocorram climatéricas adversas que impossibilitem a realização de um ou dos dois desfiles".

No que se refere aos protocolos com as escolas - Grémio Recreativo Escola de Samba Batuque, Grupo Recreativo Escola De Samba Real Imperatriz, Sociedade Mangueirense – Associação Cultural e Grémio Recreativo Escola de Samba Amigos da Tijuca – a autarquia garante um valor máximo global de 55 mil euros, afetando 15 mil à execução de carros alegóricos e 40 mil à participação das escolas, que devem desfilar com um mínimo de 80 participantes (72,5 euros por figurante até aos 120 elementos e 20 euros a partir dos 121 elementos).

"Houve uma alteração no que se refere aos carros alegóricos cuja verba passou do a ACB para as próprias escolas, porque o nosso objetivo é incentivar as escolas de samba a criarem elas próprias os seus carros", explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na reunião de Executivo.

A autarquia dará ainda apoio logístico à ACB, disponibilizando pessoal para apoio à montagem e desmontagem das vedações do recinto, grades e bilheteiras, limpeza do recinto antes e depois dos desfiles, e do exterior da tenda depois dos espetáculos, sinalização de acessos e outros trabalhos que venham a tornar-se necessários. Procederá também ao desenvolvimento de procedimentos pré contratuais para locação de bancadas e instalações sanitárias.

"A Câmara Municipal da Mealhada reconhece o papel fundamental que o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada tem, há mais de 50 anos, na preservação e divulgação da tradição, essenciais para a preservação da nossa identidade cultural. O Carnaval é um importante ativo turístico, cultural e até social do nosso território, um cartão de visita reconhecido em todo o país, que importa apoiar de forma sustentável", sublinha o autarca.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 12 dezembro 2023

carnaval apoio