X Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada começa a 31 de Maio

22 abril, 2008

X Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada começa a 31 de Maio
A X Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho vai decorrer de 31 de Maio a 8 de Junho no Jardim Municipal da Mealhada. Um espaço central do município que, durante uma semana, vai ser animado pela presença de cerca de 40 artesãos, pelas habituais “tasquinhas” de gastronomia regional e, claro está, pela presença obrigatÓria das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. Esta edição do certame conta, porém, com uma novidade: a presença de outros povos e outras culturas na feira, nomeadamente enriquecendo o seu já vasto e diversificado programa de animação cultural.

Cestaria e cerâmica, estanhos e tanoaria, bordados e renda, calçado e roupa, instrumentos musicais e bijutaria, obras de arte e peças decorativas, comes e bebes e muita animação. A X Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho da Mealhada vai contar com tudo isto e muito mais. A arte e o engenho vão ser as palavras de ordem, numa edição que vai apresentar demonstrações ao vivo (os artesãos que as fizerem estão dispensados do pagamento da inscrição) e muita animação no recinto, com espectáculos de rua, grupos folclÓricos, fanfarras, filarmÓnicas, tunas académicas, grupos de samba, fado, jazz e karaoke e algumas surpresas oriundas de outras culturas do Mundo. O sempre apetecido espaço das “tasquinhas” vai ser explorado, à semelhança das outras edições, por associações do concelho que vão representar cada uma das oito freguesias. E a motivação é muita, existindo já uma forte mobilização da população de cada freguesia para o apoio à “tasquinha” que a vai representar. E, claro, a grande ambição é vencer o tradicional Concurso de Tasquinhas de Gastronomia, um título conquistado o ano passado pela Junta de Freguesia de Antes (Centro Recreativo de Antes). A votação é feita através de um questionário entregue a todos os artesãos participantes e aos responsáveis de cada “tasquinha”, sendo que esses não podem votar na sua, claro.

Para já, esta iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, que visa promover o artesanato e a gastronomia do concelho como actividades econÓmicas, culturais e sociais, tem já as inscrições abertas, sendo que o prazo termina no final deste mês. Os artesãos e comerciantes interessados podem recolher mais informações, e mesmo efectuar a sua inscrição, através do site http://www.cm-mealhada.pt/10fartesanatogastronomia/.

Programa do Evento