Ir para o conteúdo principal

Mealhada presente na Conferência sobre Obesidade Infantil

13 julho, 2011

Mealhada presente na Conferência sobre Obesidade Infantil
Na qualidade de município-piloto a desenvolver o Projecto Obesidade Zero, da responsabilidade da Plataforma contra a Obesidade, em parceria com a Câmara Municipal e o Centro de Saúde, a Mealhada marcou presença, na passada sexta-feira, dia 8, na “International Conference on Childhood Obesity” (6 a 9 de Julho), que decorreu no Centro de Congressos do Lagoas Park, em Oeiras. No encontro foram apresentados os resultados sobre o desenvolvimento do Projecto, que o município integra desde 2009, tendo como principal objectivo desenvolver um programa de promoção e educação para a saúde dirigido a crianças, dos 6 aos 10 anos, com excesso de peso, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.

ApÓs a realização da avaliação do Índice de Massa Corporal das crianças do 1° Ciclo dos Agrupamentos de Escolas da Mealhada e Pampilhosa, constatou-se a existência de 48% de crianças com obesidade e 23% com pré-obesidade, traduzindo-se em 137 crianças obesas e 86 pré-obesas.

Vivamente envolvido no Projecto e determinado em combater a obesidade infantil, o município tem apostado na prevenção, investindo na mudança de hábitos alimentares, na motivação da criança e dos que a acompanham e na promoção de uma vida saudável, onde se aliem a alimentação e o exercício físico. Neste âmbito, foram realizadas consultas de nutrição aos menores, sessões de aconselhamento de grupo e workshops de culinária. Futuramente, a Mealhada pretende chegar a todas as crianças com este tipo de projectos e trabalhar para ser um concelho exemplar.

A representar a Câmara Municipal da Mealhada, numa conferência em que marcaram presença várias associações internacionais que estudam a obesidade (IASO, EASO, ECOG e WHO), estiveram a vice-presidente Filomena Pinheiro, os técnicos municipais responsáveis pelo projecto e ainda a nutricionista Cláudia Alves.

(2011-07-13) - Press Release






Notícias Relacionadas



"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos
26 fevereiro, 2024

"Comunica-te Jovem!" desperta consciênc

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, ...
"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milhar de crianças às ruas da Mealhada este domingo
29 janeiro, 2024

"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milha

O Carnaval de Palmo e Meio leva um milhar de crianças a desfilar na tarde de domingo, 4 de fevereiro, pelas ruas da cidade da Mealhada, antecipando ...