"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos

26 fevereiro, 2024

"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, uma problemática sobre a qual dizem haver pouca informação, na edição de Inverno do "Comunica-te Jovem!", um espaço de debate de temas da atualidade, dinamizado pela Setor Juventude Zona 231, da Câmara Municipal da Mealhada.

O bar do Cineteatro Messias foi o ponto de encontro para os jovens, que se dividiram à volta de quatro mesas para debater as diversas vertentes da exploração de seres humanos, desde o laboral, sexual ou até de órgãos, com o apoio de dinamizadores em cada mesa, da Associação de Planeamento Familiar, da associação Saúde em Português e das associações He for She – Coimbra e AKTO.

Os jovens abordaram temáticas como a sinalização e denúncia de casos de tráfico humano, os tipos de exploração, as estruturas de apoio à vítima e locais de acolhimentos e o pepel das tecnologias no tráfico de seres humanos.

"É um tema pesado da sociedade, mas que os jovens têm consciência que existe. A autarquia pode ecoar e dar voz à opinião e aos contributos dos jovens e, neste tema concreto, despertar consciências para um problema que pode estar mesmo ao nosso lado", explicou Hugo Silva, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, com o pelouro da Juventude.

"Há uma grande desinformação nesta matéria, especialmente na forma de denunciar", referiu Bárbara Duarte, de 24 anos.

Vítor Fernandes, de 23 anos, acabou por partilhar que os números indicam que há mais vítimas homens sinalizadas, especialmente na área da exploração laboral. "Esta é a exploração mais recorrente em Portugal, no trabalho do campo e na área da construção civil", referiu.

Já a mesa da jovem Joana Rodrigues destacou que há apenas um centro de acolhimento e proteção para crianças e jovens vítimas de tráfico humano, a funcionar desde 2018.

A quarta mesa abordou o papel da tecnologia no tráfico dos seres humanos.

"É um assunto pouco falado e que tem vindo a aumentar, as tecnologias são usadas para o tráfico com contas falsas nas redes sociais, ofertas de emprego falsas e também com anúncios falsos de alojamento", indicou Daniela Lebre, que aludiu ainda à necessidade de uma legislação mais rígida nesta matéria.

Em paralelo, o Cineteatro Messias tem exposta, até hoje, a exposição "Mercadoria Humana 4 - Também acontece aqui", da Saúde em Português.

O "Comunica-te Jovem!" vai já na terceira edição, tendo nas passadas discutido temas como a igualdade de género, cidadania, ambiente, direitos humanos em ambientes informais de world café, nas diversas freguesias e nas escolas do concelho.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 26 fevereiro 2024