Integração do Cineteatro Messias na rede de teatros "é oportunidade para crescer e fazer crescer agentes culturais"

11 março, 2024

O Cineteatro Messias passa a estar integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), uma classificação que permitirá aceder a candidaturas para a programação, bem como "crescer e fazer crescer os agentes culturais do concelho", revelou Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Mealhada, na última reunião de Executivo Municipal.

O Cineteatro Messias passa a ser um dos 96 equipamentos que integra a RTCP.  Com esta classificação, "que é o reconhecimento oficial da sua qualidade técnica", o Cineteatro Messias, "reúne condições para apresentar candidaturas ao programa de apoio à programação e a um conjunto ações de valorização de recursos humanos", destacou Filomena Pinheiro.

"O Cineteatro Messias entra no circuito de produções e projetos de artes performativas e num processo de cooperação e colaboração, intercâmbios e novas aprendizagens a nível nacional. É um desafio à capacidade diálogo e trabalho em rede e uma oportunidade para crescer e fazer crescer os agentes culturais do concelho", concluiu a autarca.

O Cineteatro Messias terá a possibilidade de se candidatar ao próximo concurso de apoio à programação da Direção-Geral das Artes, cuja abertura se prevê para 2025.

A RTCP, que integra 96 equipamentos culturais em todo o país, foi criada para combater assimetrias regionais e fomentar a "coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal", e assenta "na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes".

O Cineteatro Messias

O Cineteatro Messias é o principal equipamento cultural do Município da Mealhada, com uma qualificada e diversificada programação que, em cada temporada, procura conciliar as grandes produções nacionais com as produções de companhias locais. Inaugurado em 1951 pela iniciativa do benemérito comendador Messias Baptista e da autoria do consagrado arquiteto Raul Rodrigues Lima, o Cineteatro integrou os circuitos das grandes companhias nacionais até ao encerramento, por questões de segurança, em finais dos anos 80.

O edifício manteve-se em ruína até 2000, altura em que a Câmara Municipal da Mealhada chamou a si a tarefa de o reabilitar e recuperar, estabelecendo um acordo de direito de superfície, por 50 anos, com a família Messias.

O edifício foi totalmente remodelado e dotado dos meios técnicos e humanos necessários. O auditório dispõe de plateia e balcão e mantém a traça original. O Cineteatro Messias foi (re)inaugurado em outubro de 2001, pelo ministro da Cultura, Prof. Doutor Augusto Santos Silva. Desde então, apresenta uma programação regular, constituída mensalmente por várias produções no domínio das artes do espetáculo (teatro, música e dança), complementado pela existência semanal de cinema. Frequentemente também são organizados congressos, colóquios e seminários e exposições.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 11 março 2024