Ir para o conteúdo principal

Funcionários da Câmara de Mealhada em ação de voluntariado na Mata do Bussaco

30 outubro, 2012

Funcionários da Câmara de Mealhada em ação de voluntariado na Mata do Bussaco

Quarenta funcionários da autarquia da Mealhada participaram no sábado, dia 27 de outubro, numa ação de voluntariado na Mata Nacional do Bussaco, no âmbito do projeto BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, apoiado pelo instrumento financeiro LIFE+ / Natureza e Biodiversidade. A ação de voluntariado teve lugar numa das parcelas de transição entre a área de Arboreto e a área de Adernal, objeto de conservação pelo projeto, sendo consequência de convite previamente dirigido a todos os funcionários da autarquia e aos seus familiares.

Num dia em que o voluntariado se conjugou com o convívio, os voluntários promoveram um trabalho de apoio às atividades de conservação da biodiversidade, numa iniciativa de cariz idêntico a outras que Fundação Mata do Bussaco organiza regularmente com instituições públicas e empresas.

Tendo por objetivo contribuir para a minimização da presença de espécies exóticas invasoras numa zona-tampão com a qual se procura evitar a sua presença no Adernal, os voluntários realizaram trabalhos de gestão ativa da Mata (neste caso da área de Arboreto), através da identificação e arranque sistemático de exemplares de pequena dimensão de louro-cerejo (Prunus laurocerasus), e de diversas espécies acácias (Acacia sp).

O louro-cerejo, com valor ornamental mas presente em densidade excessiva nesta parcela, ocupa aqui o nicho ecológico do azereiro (Prunus lusitanica), espécie cuja presença e possibilidade de desenvolvimento se pretende assim assegurar. No que respeita às acácias, tratam-se de plantas provenientes de germinação de sementes, que não foram aqui deliberadamente introduzidas mas que começaram a invadir estas áreas a partir de povoamentos e indivíduos existentes na envolvente.

Globalmente, os trabalhos permitiram proceder a um controlo inicial de invasoras na parcela que a Câmara Municipal da Mealhada irá apadrinhar no âmbito do projeto BRIGHT, numa área que envolve seis mil metros quadrados.

O evento culminou com um almoço convívio para todos os participantes, confecionado também por funcionárias municipais.

(2012-10-30) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...