Milhares de visitantes no Luso para assistirem a eventos desportivos

30 abril, 2013

Milhares de visitantes no Luso para assistirem a eventos desportivos
Milhares de pessoas estiveram no Luso no passado fim-de-semana para assistirem aos eventos desportivos agendados para a vila termal. A 2ª edição da Rampa HistÓrica Luso Bussaco contou com 76 participantes e cerca de cinco mil espetadores, mais mil do que o ano passado, segundo dados da organização. Já o 1° Luso Trail reuniu mais de 800 inscritos e contou igualmente com milhares de pessoas a assistir. Os Campeonatos Nacionais de Atletismo ANDDI voltaram a levar centenas de participantes e apoiantes ao Centro de Estágios do Luso. Dois dias inteiramente dedicados ao desporto, que fizeram a diferença para a vila, com uma multidão a deslocar-se ao Luso e a mexer com a economia e o turismo local.

O passado fim de semana não podia ter corrido melhor na vila termal. O Luso recebeu milhares de visitantes, que não perderam a oportunidade de assistirem, num único fim de semana, a três eventos desportivos de cariz nacional. Os Campeonatos Nacionais de Atletismo ANDDI contaram com a participação de 130 atletas de várias Instituições e clubes de norte a sul do país e também de atletas da Madeira e dos Açores. O destaque vai para o Recorde do Mundo IAADS, obtido por Bruno Leitão da APPACDM-Santarém, com a marca de 10.22.14 na prova de 1.500m marcha para atletas com Síndrome de Down. Também no lançamento do dardo este mesmo atleta bateu o Recorde Nacional, ao arremessar o engenho a 25.21 metros.

Já a mítica Rampa de Velocidade Luso Bussaco, organizada pelo clube LusoClássicos, também correu pelo melhor. Uma corrida emblemática, que juntou 76 pilotos, entusiastas e principiantes ao volante dos seus bÓlides clássicos e antigos, numa subida ímpar ao longo da EN 234, pelas fantásticas curvas da Serra do Bussaco. As provas oficiais arrancam ao início da tarde de domingo, junto à entrada para o Luso, e a chegada aconteceu na mesma via, três quilÓmetros depois, antes da cortada para o Museu Militar, no acesso à Mata Nacional do Buçaco.

Nesta segunda edição, tudo se encontrou em máxima força, com uma estrutura que envolveu mais de 60 elementos organizativos, 15 entidades externas e os 76 participantes. “Ao longo da prova e com uma forte presença de público que se estendia pelas 16 curvas do percurso, ultrapassando o ano anterior que registou 4000 pessoas (estimam-se 5000 este ano), ocorreram pequenos despistes e avarias que obrigaram a uma rápida intervenção de todos os comissários organizativos, resultando numa dinâmica de excelência, operacionalizando a prova e tornando-a ainda mais apelativa”, informou o LusoClássicos em comunicado de imprensa, adiantando ainda que foi “uma prova disputada e que teve um balanço claramente positivo e digno”. “Para o ano, a Rampa HistÓrica Luso Bussaco será mais uma prova melhorada e claramente reforçada”, concluiu a organização na sua nota.

Também no domingo de manhã, a vila do Luso e a serra do Buçaco estrearam-se na primeira edição do Luso Trail. Uma iniciativa organizada pelo Atletas.net, que contou com a participação de mais de 800 atletas, que puderam optar por duas modalidades: a corrida em montanha ou Trail e o BTT. No Trail, havia ainda a hipÓtese de optar pelos 10 ou 20 quilÓmetros e no BTT pelos 20 ou 40 quilÓmetros. O evento, que juntou ainda milhares de pessoas a assistir, correu pelo melhor, com centenas de participantes a percorrerem, a pé ou de bicicleta, ou fabulosos caminhos da serra do Buçaco.

Os três eventos desportivos contaram com a colaboração da Câmara Municipal da Mealhada. Um fim de semana marcado por um excelente calendário desportivo, que trouxe muito para a promoção e dinamização do Luso e do prÓprio concelho da Mealhada. As unidades hoteleiras da vila lotaram com os participantes das provas e o Luso recebeu milhares de visitantes que, com toda a certeza, agitaram a economia e o turismo local.

(2013-04-30) - Press Release