DiagnÓstico Social do concelho foi apresentado ontem ao Executivo Municipal

19 julho, 2013

DiagnÓstico Social do concelho foi apresentado ontem ao Executivo Municipal
O Diagnóstico Social do Município da Mealhada foi ontem de manhã apresentado ao Executivo Municipal. A apresentação foi feita por António Rochette, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entidade responsável pela elaboração da Carta Social do Município da Mealhada, que integra o referido diagnóstico. Na apresentação desta estratégia de intervenção integrada para o concelho, muito foi dito sobre a rede de serviços e equipamento socias e as respostas sociais que o concelho dispõe. Uma das questões levantadas prende-se com o facto dos Lares de Idosos do concelho terem listas de espera, quando o relatório indica que ainda há vagas por preencher. Uma situação que o Executivo Municipal pretende averiguar.

Depois das entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social da Mealhada terem conhecido o documento, em maio passado, foi agora a vez do Diagnóstico Social do concelho ser apresentado ao Executivo Municipal. Uma apresentação efetuada por António Rochette, professor da Universidade de Coimbra, ontem de manhã, no auditório da Biblioteca Municipal. António Rochete começou por fazer uma breve caracterização física e demográfica do concelho, para de seguida apresentar a rede de serviços e equipamentos sociais do município e centrar o seu discurso nas respostas sociais que o concelho tem para a sua população.

E foi precisamente nesse ponto, mais especificamente nas respostas sociais para a Terceira Idade, que se levantou uma questão que o Executivo Municipal pretende esclarecer. Segundo o relatório, apesar dos Lares de Idoso do concelho apresentaram listas de espera, algumas consideráveis, a verdade é que há ainda lugares vagos nessas instituições. O diagnóstico aponta cinco Lares de Idosos no concelho, com capacidade para 181 pessoas, mas indica também que apenas 166 estão a usufruir dessa valência. A taxa de utilização é, então, de 91,7%. Todavia, apesar de ainda existirem vagas nestas instituições, há 717 pessoas em lista de espera. Uma situação que o Executivo Municipal quer ver esclarecida com celeridade.

Recorde-se que o Diagnóstico Social do Município da Mealhada faz parte integrante da Carta Social do Município da Mealhada. Com este documento pretende-se, sobretudo, diagnosticar a oferta da rede serviços e equipamentos sociais, identificar as principais carências e problemáticas sociais, determinar os domínios e os locais de intervenção social prioritária, realizar a projeção demográfica dos grupos-alvo e definir os critérios de programação dos serviços e equipamentos sociais. Depois, existirá ainda uma plataforma dinâmica, que deverá assumir-se como um instrumento de trabalho por excelência em contexto autárquico.

O objetivo da Carta Social passa por, pode ler-se no documento, "fazer do Município da Mealhada um espaço social e territorialmente coeso, dispondo de uma rede de serviços e equipamentos sociais adequadamente dimensionada e distribuída, que permita responder com elevados níveis de eficiência às carências e problemáticas sociais existentes. Para além da rede de serviços e equipamentos sociais, que são o objeto deste projeto, a Carta Social do Município da Mealhada, enquanto realidade aberta, integra igualmente toda a informação respeitante a outras áreas de intervenção no domínio das políticas sociais, designadamente demografia, acessibilidades, características climáticas entre muitas outras".

A Carta Social do Município da Mealhada está a ser elaborada por uma equipa técnica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coordenada pelo professor António Rochette, em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Mealhada.

(2013-07-19) - Press Release