"Dou mais tempo à vida" pela prevenção do cancro arrancou na Mealhada

07 abril, 2014

O Cineteatro Municipal Messias foi palco, na tarde do passado sábado, dia 5 de abril, do lançamento da iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “Dou mais tempo à vida”. Mais de duas centenas de pessoas estiveram presentes na cerimónia de apresentação de uma ação que visa a promoção da educação para a saúde e prevenção do cancro, que vai decorrer no concelho da Mealhada até ao próximo dia 5 de julho e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

Foi em ambiente de festa, com espaço para convívio e atuação musical que, perante um cineteatro cheio de gente, se deu início a esta ação que irá decorrer nos próximos três meses no concelho da Mealhada. “Dou mais tempo à vida” é uma iniciativa de voluntariado comunitário que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro de apoio ao doente oncológico e à família. Traduz-se no desenvolvimento de atividades em cada uma das comunidades onde é promovida, atividades essas que pretendem mobilizar a comunidade para a luta contra o cancro.

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Carlos Freire Oliveira, que na sua intervenção nos explicou o que é o cancro e as suas valências. Presente esteve também o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, que apresentou a disponibilidade e solidariedade do Município da Mealhada para com esta causa. Já a secretária geral do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Natália Amaral, fez uma breve palestra sobre a prevenção do cancro, auxiliada pela psicóloga que acompanha a comissão organizadora neste projeto, Eliana Gonçalves.

Na cerimónia de abertura, foram ainda apresentados os voluntários que fazem parte desta iniciativa e foi incentivado o público a organizar a sua equipa e a fazer parte desta causa. A participação poderá ser feita através da criação de equipas (entre 7 a 15 elementos) constituídas por voluntários comunitários que terão como principal missão, em conjunto com a Comissão Organizadora, promover ações de sensibilização para a prevenção do cancro, informação sobre os serviços da Instituição e de angariação de fundos para LPCC. Antes do espetáculo terminar, o balanço era bastante positivo uma vez que já havia oito equipas inscritas.

Seguiu-se o hino da inciativa “Dou mais tempo à vida” que entusiasmou os presentes que foram acompanhando a música com palmas. Para terrninar a tarde da melhor forma foi convidada a subir ao palco a banda mealhadense Artipanema que presenteou o público com algumas das suas músicas.

A festa de encerramento da ação “Dou mais tempo à vida”, que terá lugar no dia 5 de julho na Mealhada, envolverá toda a comunidade num dia com animação, um espaço de jogos tradicionais e de produtos artesanais e um espaço de saúde dedicado à prevenção do cancro.

(2014-04-07) - Press Release