Ir para o conteúdo principal

"Leitão à Mesa" foi um sucesso

24 junho, 2014

A iniciativa “Leitão à Mesa”, que decorreu de 7 a 22 de junho em 12 restaurantes do projeto 4 Maravilhas, correu muito bem. O evento cumpriu os seus objetivos, conseguindo uma forte promoção do produto leitão e contribuindo para um aumento da atividade económica do setor. “O balanço é positivo”, afirma Nelson Ferreira, do restaurante Nelson dos Leitões. “O evento correu muito bem. Este ano, houve melhorias face ao ano que passou, talvez uma maior exposição e visibilidade na televisão tenha ajudado”, sublinha, por sua vez, José Pires, dos Três Pinheiros. “é uma iniciativa para manter por mais anos”, defende Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. O evento foi promovido pela Câmara Municipal e pela Associação Maravilhas da Mealhada.

Foram duas semanas dedicadas ao prato rei do concelho, o Leitão da Bairrada. De 7 a 22 de junho, 12 restaurantes aderentes ao projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ofereceram a quem os visitou o melhor dos leitões e as mais diversas entradas feitas com este produto: das iscas à cabidela, dos croquetes aos rissóis, das empadas às pataniscas, passando pela bôla de leitão. O evento chamou a atenção, o público aderiu, os restaurantes tiveram mais clientes do que o habitual e a iniciativa revelou ser uma aposta ganha da Câmara Municipal e da Associação Maravilhas da Mealhada.

Para uns, a primeira semana foi melhor, para outros foi a segunda, mas numa coisa todos concordam: a iniciativa correu bem e deve ser para manter. “A primeira semana correu melhor do que a segunda, mas no geral a iniciativa foi um sucesso”, sublinha Rui Neves, do restaurante Oásis. “Como teve mais exposição mediática este ano, o resultado foi bastante melhor”, afirma, por sua vez, Maria João, do Octávio dos Leitões. “O balanço foi positivo, mas acho que tivemos menos afluência do que o ano passado”, afirmou, por sua vez, Pedro Castela, do restaurante Pedro dos Leitões, defendendo que a iniciativa deve realizar-se apenas numa semana. “Tem mais impacto na adesão do público”, justifica.

Uma ou duas semanas foi uma das questões levantadas pelos restaurantes participantes. E se uns defendem que uma semana “é melhor”, como o Pedro dos Leitões, o Oásis, o Típico da Bairrada ou a Churrasqueira Rocha, também há quem seja apologista das duas semanas. “Duas semanas dão mais tempo para as pessoas nos visitarem”, argumenta Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. “é o mais indicado para este tipo de iniciativa”, corrobora Nelson Ferreira, do Nelson dos Leitões. “Dá mais tempo para o público aderir””, argumenta Maria João, do Octávio dos Leitões, e Paulo Rodrigues, do Rei dos Leitões, que, apesar de ter estado encerrado durante parte do evento, não poupa elogios à iniciativa. “Parte coincidiu com o período de férias do estabelecimento, mas o resultado foi bastante positivo. As pessoas perguntaram e falaram sobre o evento. Estavam muito curiosas”, afirma Paulo Rodrigues.

Duração à parte, a iniciativa revelou-se um sucesso e os aderentes querem que continue. “Estamos satisfeitos com a organização do evento”, refere Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. “O evento está bem organizado, não alterava nada”, frisa, por sua vez, Pedro Castela, do Pedro dos Leitões. Alguns dos aderentes sugeriram uma “ainda maior divulgação nos media”. José Pires, dos Três Pinheiros, quis mesmo deixar “um voto de agradecimento ao presidente da Câmara e à organização”. “Melhor, só mesmo divulgar o evento na chamada ‘imprensa cor-de-rosa’ devido à exposição que ela permite”, avançou. “Acho que está tudo bem e recomenda-se”, sintetizou Margarida Flores, do Típico da Bairrada.

Igualmente satisfeitas estão as entidades que organizaram a iniciativa: a Câmara Municipal e a Associação Maravilhas da Mealhada. Um evento que, mais um ano, cumpre os seus objetivos e que está para ficar. Quem passou pela Mealhada, encontrou o melhor leitão de sempre, com a tradição e qualidade que a marca 4 Maravilhas exige, mas também a água do Luso, o pão cozinhado em forno a lenha e os vinhos dos produtores do concelho, a mesma hospitalidade e arte de bem servir, e apreciou ainda as entradas gratuitas, sempre elaboradas a partir do produto leitão, e uma série de ofertas especiais que cada um dos restaurantes preparou. Foi uma quinzena inteirinha dedicada ao prato rei do concelho, porque afinal é na Mealhada que o Leitão da Bairrada é uma Maravilha!

Sorteio de refeições para duas pessoas nos restaurantes aderentes
Durante a iniciativa “Leitão à Mesa”, existiu ainda outro atrativo: um sorteio de refeições para duas pessoas em cada restaurante que aderiu ao evento. Todas as pessoas que visitaram um dos restaurantes aderentes e consumiram uma refeição de leitão receberam, por cada refeição, um cupão que foi a sorteio ontem, dia 23 de junho. Os sorteios, um por cada restaurante, realizaram-se na Câmara Municipal, pelas 15h. Os vencedores da refeição, por restaurante, são os seguintes:

Pedro dos Leitões
Vencedor: Carlos Melo - Lisboa

Celso dos Leitões
Vencedor: Amândio Rios - Braga
v Rei dos Leitões
Vencedor: Manuel Lemos
- Porto

Pic Nic
Vencedor: Marta Frias - Ermesinde

Típico da Bairrada
Vencedor: José João - Santarém

O Castiço
Vencedor: José Sousa Santos - Aveiro

Três Pinheiros
Vencedor: Rogério Fructuoso - Mirandela

Nelson dos Leitões
Vencedor: Estrela Lindo – São Silvestre

Octávio dos Leitões
Vencedor: Silvana Relvas - Sesimbra

Churrasqueira Rocha
Vencedor: Ramiro Oliveira - Esmoriz

Oásis
Vencedor: Cláudia Tavares Silva – S. Domingos de Rana

(2014-06-24) - Press Release







Notícias Relacionadas