Ir para o conteúdo principal

Parque em Festa levou centenas de pessoas ao Parque da Cidade

14 julho, 2014

Parque em Festa levou centenas de pessoas ao Parque da Cidade

O Parque da Cidade encheu-se de gente no sábado passado, dia 12 de julho, para a inauguração da Cafetaria do Parque e para o evento “Parque em Festa”. As portas da cafetaria abriram pouco passava das 18h e os clientes, que nessa altura já ocupavam praticamente todos os lugares da esplanada, começaram a ser servidos. A festa prosseguiu ao som dos Artipanema, que tocaram até depois das 20h. à noite, a adesão foi ainda maior. O cinema ao ar livre conquistou perto de uma centena de visitantes, enquanto os restantes optaram antes por apreciar a nova cafetaria do parque. A festa prosseguiu com um aquashow, aplaudido por todos, e prolongou-se pela noite dentro, ao som do DJ Double Grooves.

O evento “Parque em Festa” arrancou com a inauguração da Cafetaria do Parque, cuja gestão e exploração foi entregue à Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), por um período de cinco anos. O objetivo é que essa disponha de um espaço onde os seus formandos possam aplicar, na prática, os conhecimentos obtidos durante a sua formação. Uma forma da Câmara Municipal colaborar com a escola, proporcionando aos alunos da instituição a preparação adequada para um exercício profissional qualificado. “A componente pedagógica vai começar em setembro. Todas as aulas de componente técnica do curso de Restaurante/Bar (12º ano) e do novo curso de Hotelaria e Gestão Hoteleira (9º ano) serão aqui. Todas as aulas práticas”, adiantou o diretor geral da EPVL, Nuno Canilho. “Este vai ainda ser um espaço de comercialização de tudo o que é produzido pelos alunos do curso de Cozinha/Pastelaria”, acrescentou.

Entretanto, está a ser estudado o modelo mais adequado para o funcionamento da cafetaria. “Contratámos o Paulo Júlio para gerir a cafetaria e ajudar a definir o conceito deste espaço, integrado no parque urbano”, afirmou o diretor geral da EPVL, adiantando ainda que o contrato celebrado com a Câmara Municipal prevê precisamente que a gestão e exploração da cafetaria seja feita com base na componente pedagógica. “é uma obrigação contratual”, frisou Nuno Canilho, acrescentando ainda que o objetivo é a autossustentabilidade da cafetaria e não o lucro”. Para além disso, Nuno Canilho deixou clara a sua ideia para o espaço. “Não vamos fazer concorrência a ninguém. A ideia é que a cafetaria funcione como um laboratório, para que depois os alunos possam ir para outros espaços”.

A cafetaria abriu ao público às 18h de sábado e depressa recebeu um enchente de pessoas. Em horário de verão vai funcionar das 9h às 22h, pelo menos para já. No inverno, ainda não se sabe bem qual será o horário. “Estamos a avaliar”, salientou Nuno Canilho. “Este é um dos desafios mais estimulantes que esta escola poderia receber. Vamos ter os alunos a trabalhar no mundo real. é um novo conceito de escola, que lhes vai permitir aprender sem rede. Vai haver falhas, mas achamos que as críticas dos clientes podem mesmo ser uma grande ajuda”, argumentou o diretor geral, acrescentando: “Acho que é a primeira cafetaria pedagógica do país e estamos muito satisfeitos com isso”.

Satisfeito está também o presidente da Câmara Municipal da Mealhada. “Foi a forma que a Câmara Municipal encontrou para solucionar este problema. Esta componente de apoio ao ensino profissional já estava prevista na candidatura do parque e nós decidimos avançar. Vamos permitir que os alunos do nosso concelho estejam melhor preparados para o mundo profissional. Além disso, este é um espaço importantíssimo do parque e que fazia muita falta. Neste excelente espaço verde, faltava um apoio, um local que servisse bebidas, cafés, onde as pessoas pudessem passar uns minutos de descanso. A partir de hoje, esse espaço já existe e espero que seja um êxito. E esta é uma pequena festa para celebrar”, afirmou Rui Marqueiro.

A festa começou com a inauguração da cafetaria, ao som da música brasileira dos Artipanema. A esplanada da cafetaria encheu, enquanto os mais novos aproveitavam outras atividades que integraram o evento, como os insufláveis e a espuma. à noite, o evento ainda teve mais adesão. As centenas de pessoas que passaram pelo parque dividiram-se entre o cinema ao ar livre, os insufláveis, as farturas e a cafetaria. à meia-noite, todos aplaudiram o aquashow que ocorreu perto da esplanada da cafetaria. A noite prosseguiu até cerca da 4 horas da madrugada, com o som do DJ Double Grooves.

(2014-07-14) - Press Release







Notícias Relacionadas