Centenas comemoraram o Dia Internacional do Idoso na Mealhada

03 outubro, 2014

Centenas comemoraram o Dia Internacional do Idoso na Mealhada
A Câmara Municipal da Mealhada realizou ao longo do dia de ontem, 1 de outubro, três eventos no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso. As iniciativas decorreram em três espaços diferentes, Quinta dos Três Pinheiros, Mata do Buçaco e Parque da Cidade, mas com um único propÓsito: partilhar experiências, fomentar o diálogo intergeracional e proporcionar momentos de lazer e convívio aos participantes. Mais de três centenas de idosos participaram nas atividades organizadas pela autarquia e Rede Social da Mealhada, em parceria com a Fundação Mata do Buçaco, os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, a Delegação do concelho da Mealhada da Cruz Vermelha, os voluntários da Loja Social e algumas IPSS do concelho.

O Dia Internacional do Idoso foi, uma vez mais, assinalado na Mealhada pela Câmara Municipal e por outras entidades concelhias. Este ano, de forma especial, com a dinamização de três eventos com iniciativas variadas direcionadas a um público sénior, também ele especial. Mata do Buçaco, Quinta dos Três Pinheiros e Parque da Cidade foram os espaços escolhidos para receber centenas de participantes que, assim, puderam conviver, divertir-se e rever amigos, ao longo de um dia que foi bastante animado e preenchido.

Do programa das comemorações deste ano, fizeram parte um passeio de exploração pela mata, animação musical e momentos de degustação. Na Mata do Buçaco, o Dia do Idoso começou cedo. Pouco passava das 9h e já cerca de meia centena de pessoas, todos acima dos 60 anos pertencentes à Associação de Aposentados da Bairrada, à Universidade Sénior da Cáritas (da Mealhada, Pampilhosa, Antes e Luso), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Concelho de Mealhada, e voluntários do Hospital da MisericÓrdia da Mealhada – Unidade de Cuidados Continuados, passeavam pelos caminhos da Floresta Relíquia. Um passeio monitorizado por um técnico da FMB, à descoberta dos segredos e curiosidades das variadas espécies de flora e fauna que ali habitam. Foi também feita uma recolha de sementes.

Nuno Salgado, presidente da Associação de Aposentados da Bairrada, referiu que, respondendo a um amável convite da Câmara, “viemos animar o dia com os nossos cantares, embora não tenhamos trazido instrumentos”. ”é uma forma diferente de passar o dia e uma oportunidade para as associações do concelho conviverem e estreitarem laços. é uma iniciativa que deve continuar no futuro, pois é um dia diferente para todos”, concluiu.

Já Mário Saraiva, de 77 anos, também da Associação, relembra os dias em que, por questões familiares e de saúde, vinha para a Mata com os pais nas férias, devido à boa qualidade do ar. “Vinha para aqui em miúdo todos os anos. Por passear muitos pelos caminhos da Mata, conhecia quase tudo. Mas o tempo passa e já cá não vinha há mais de vinte anos!”, refere com saudade e contentamento no olhar, em plena Fonte Fria do Buçaco.

Da parte da tarde, os participantes puderam semear bolotas de Carvalho Alvarinho e fazer o processamento das sementes de Pilriteiro. Ali, receberam também alguns conselhos sobre jardinagem e plantação de árvores autÓctones. “Foi uma vida a trabalhar, reformei-me com 72 anos. Mas hoje, é um dia especial, bom para conviver e conhecer outras pessoas. Vínhamos por Vila Nova de Monsarros, subíamos para o Luso e depois até à Cruz Alta. Carros havia poucos, decidíamos ir ao Buçaco e íamos! Depois à tarde regressávamos a casa. Quando se é novo tudo é possível”, diz Manuel Lourenço, 82 anos, acompanhado pela esposa.

Enquanto as comemorações decorriam na Mata do Buçaco, na Quinta dos Três Pinheiros durante a tarde assinalou-se a data com um almoço convívio temático, com início cerca das 13h, com a animação musical a cargo da cantora Edna Costa. O acontecimento contou com a presença do presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, e restante executivo. Rui Marqueiro dirigiu-se às duas centenas de idosos presentes, salientando a importância e o interesse em assinalar a data dedicada aos idosos. “é bom lembrar que velhos são os trapos”, referiu, bem-disposto o autarca. Desejou ainda que todos passassem um “grande dia” e terminou lembrando para “serem felizes”. Uma das presentes foi Estér Batista, de Casal Comba, que do alto dos seus 81 anos, conta que não é a primeira vez que participa na celebração do Dia do Idoso. “Já o ano passado vim e gosto muito pela convivência entre todos” e acrescenta: “é um dia passado de uma forma diferente”.

As atividades na Mata do Buçaco foram desenvolvidas no âmbito do programa europeu LIFE+ do Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats), projeto que teve início em setembro de 2011, que inclui ações de combate e controlo das espécies invasoras que ameaçam o habitat da mata nacional, o qual, pretende valorizar e reabilitar a flora autÓctone que a integra.

O objetivo dos três eventos dinamizados foi fomentar o voluntariado inclusivo e proporcionar a partilha de experiências entre as diversas entidades participantes, que foram: a Associação de Aposentados da Bairrada; Grupos SÓcio Caritativos (Antes, Mealhada, Luso, Pampilhosa); CADES – Universidade Sénior; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Concelho de Mealhada; Hospital da MisericÓrdia da Mealhada – Unidade de Cuidados Continuados.

(2014-10-02) - Press Release