Bibliomealhada: a biblioteca municipal à porta de casa dos munícipes

03 novembro, 2014

Bibliomealhada: a biblioteca municipal à porta de casa dos munícipes

O Bibliomealhada faz sete anos no próximo dia 5 de novembro. Sete anos a levar cultura pelas mais variadas localidades do concelho. Sete anos a fazer chegar jornais, revistas, livros, músicas e filmes a todos os munícipes, sobretudo aos que vivem longe do centro da cidade e que têm mais dificuldade em deslocar-se até à Biblioteca Municipal. Sete anos a proporcionar o convívio entre pessoas e gerações, combatendo, em muitos casos, a solidão frequente em meios rurais e na população mais envelhecida. Para celebrar os sete anos deste projeto de promoção do acesso à cultura e à informação, a Biblioteca Municipal vai assinalar a data com a apresentação de um registo fotográfico do Bibliomealhada, que pretende recordar as suas melhores memórias e os seus melhores momentos, durante a semana de 4 a 7 de novembro.

Nasceu no dia 5 de novembro de 2007, fruto do empenho e dedicação de um grupo de funcionários da Câmara Municipal, que remodelaram totalmente um autocarro de 50 lugares, transformando-o numa biblioteca itinerante. à semelhança das antigas carrinhas da Gulbenkian, surgia assim o autocarro municipal da Cultura, batizado de Bibliomealhada. O objetivo da sua existência era claro: levar a Biblioteca Municipal aos quatro cantos do concelho, a todas as localidades, a todos os munícipes, de todas as idades, promovendo, assim, a igualdade no acesso à informação, à cultura e, não menos importante, combatendo a solidão e o isolamento de quem mora num meio rural ou não tem como se deslocar ao centro da cidade.

E assim começou a circular o autocarro municipal da Cultura, levando livros, músicas, filmes, jornais e internet a todas a povoações do concelho. Atualmente, o Bibliomealhada percorre 18 localidades do concelho, tem 836 utilizadores inscritos com cartão e cerca de 6000 empréstimos registados anualmente, cumprindo o seu objetivo de fazer chegar os serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada a todos os cidadãos, mostrando o importante papel que tem na vida local, nomeadamente na vida das crianças e dos idosos do concelho. O autocarro conta com uma zona para ler e ouvir música, um pequeno auditório para se assistir a um filme e uma área de computadores com acesso gratuito à Internet e conta também com um acervo documental composto por cerca de 1700 documentos nos vários suportes.

O projeto desde sempre recebeu, e continua a receber, os maiores elogios por parte de quem o conheceu e conhece e, pela sua originalidade – uma vez que até 2009 não existia mais nenhum veículo desta tipologia a circular como biblioteca no país – o Bibliomealhada foi mesmo convidado a estar presente em vários encontros de bibliotecas móveis, nacionais e internacionais, e foi referido como um exemplo de sucesso. Foi desta forma que foi ganhando dimensão, que se foi aperfeiçoando e que foi cumprindo, cada vez com mais afinco, o seu objetivo de chegar a todos os munícipes, de todas as idades, e de abranger toda a comunidade, das escolas à instituições sociais, passando pelos centros de dia e lares de idosos.

No final do ano passado, o Bibliomealhada passou a ter novas paragens, de forma a satisfazer o pedido de algumas instituições da freguesia da Mealhada. Esses novos destinos obrigaram a que o autocarro circulasse mais um dia em meio por quinzena, mas a recetividade dos jardins-de-infância a essa alteração do percurso foi imensa. A chegada do autocarro da Cultura passou a ser esperada e desejada pelas crianças e pelas educadoras dessas instituições, que aproveitam não só os recursos existentes no bibliomóvel, como aderem às atividades de promoção da leitura e do livro.

A atenção especial que a Bibliomealhada pretende dar aos diferentes públicos do concelho ditou também a criação de dois projetos: “Abraços da Biblioteca Municipal” e “Livros em Viagem”. O primeiro é direcionado à população sénior, utentes dos lares e centros de dia, abrangendo um total de nove instituições e prevê a entrega de 11 cestas de livros que vão circulando pelas várias instituições, para serem exploradas pelos seus utentes. O segundo tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e inclui 50 malas contendo 1133 documentos que circulam pelos vários estabelecimentos e que abrangem um total de13 jardins-de-infância e cinco escolas do 1º CEB.

Um projeto que cresce de ano para ano, ganhando cada vez uma maior importância na vida dos munícipes do concelho da Mealhada. As crianças já não passam sem ouvir histórias no espaço do autocarro da Cultura e os idosos não prescindem de ver aquele filme, da sua geração. O Bibliomealhada é cada vez mais uma peça chave no acesso das crianças à cultura e no combate ao isolamento dos mais velhos e a verdade é que seus utilizadores já não prescindem do hábito de ter a Biblioteca Municipal estacionada, assim, à porta de suas casas. Já lá vão sete anos. Que venham muitos mais.

(2014-11-03) - Press Release