Ir para o conteúdo principal

Remoção de árvore centenária, uma marca do ciclone GONG

10 abril, 2015

Remoção de árvore centenária, uma marca do ciclone GONG

Após dois anos do ciclone GONG (19 janeiro) que devastou cerca de 35% da Mata ainda é visível o rasto de destruição causado pelo furacão. No núcleo central da Mata Nacional do Buçaco, precisamente no início da Avenida dos Cedros localizava-se um cedro-do-buçaco, centenário (com cerca de 200 anos) e com cerca de 12 toneladas, caído sobre a Garagens do Palace Hotel desde 19 de janeiro de 2013. A queda desta árvore danificou parte do telhado do edifício histórico e debilitou as estruturas existentes. Para além disso, o espécime caído dificultava a passagem que dava acesso ao núcleo do pretório (Via-Sacra) e ao emblemático cedro de S. José.

Encontradas, atualmente, todas as condições favoráveis para a remoção desta árvore, foi discutida uma estratégia com uma empresa especializada que aceitou o desafio da Fundação Mata do Buçaco, F.P. para esta operação. A colaboração da ADELB foi essencial neste processo agilizando de forma eficaz o contacto com a empresa e em todo o apoio prestado durante a operação.

A remoção do espécime teve início às 8h do dia de hoje (10 de abril) e contou com a presença do Presidente da CMM Dr. Rui Marqueiro, do Presidente da FMB, F.P. Eng. António Gravato, do Doutor Carlos Fonseca e do Arq. Joaquim Oliveira, ambos da Universidade de Aveiro. A preservação do património edificado e natural é uma prioridade da FMB, F.P., sendo a retirada com sucesso desta árvore um exemplo disso, demonstrando uma preocupação na funcionalidade e estética da mata.

O próximo passo é a recuperação das Garagens do Palace Hotel, edifício danificado pela queda deste cedro, introduzindo-lhe uma nova valência para os serviços da FMB, F.P. para fruição e acolhimento dos seus visitantes.

(2015-04-10) - Press Release






Tags


buçaco cong àrvore 



Notícias Relacionadas